Governo inicia missão na China, reforça aproximação com a BYD e visita campus da Huawei e Porto de Yantian

Na reunião com a BYD, Leite apresentou aos representantes da empresa as potencialidades do RS para receber investimentos

Na Huawei, grupo conheceu mais sobre a empresa referência em infraestrutura para redes 5G e cidades inteligentes - Foto: Maurício Tonetto/Secom

A comitiva do governo do Estado liderada pelo governador Eduardo Leite começou, nesta sexta-feira (22/11), a segunda etapa da missão oficial ao Japão e à China. O primeiro dia de compromissos em solo chinês, na região de Shenzhen, foi marcado por uma reunião com a direção da BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias. Leite apresentou aos representantes da empresa as potencialidades do Rio Grande do Sul para receber investimentos. A BYD já declarou publicamente a intenção de ampliar a atuação no Brasil.

“Nós (governo e BYD) já tínhamos começado conversas no Brasil, mas a gente sabe que a decisão de investimentos parte também de uma estratégia da sua matriz. Então estamos em um processo de apresentação do Estado, de busca de convencimento. Pedimos que a BYD possa nos observar a partir dos parques tecnológicos que temos, da estrutura de recursos humanos que o Estado disponibiliza, das universidades, enfim, de todo esse ecossistema”, detalhou o governador.

Leite ressaltou a importância de posicionar o Estado globalmente, em especial em relação a negócios que envolvam desenvolvimento sustentável, como é o caso da BYD.

“A China é um local com o qual precisamos estar intimamente ligados. Inclusive, a nossa agência de investimentos já tem uma determinação de que a China esteja especialmente no foco da nossa relação institucional. Precisamos ter um diálogo frequente com empreendedores chineses que buscam na América do Sul novas oportunidades. É a hora de posicionar o Rio Grande do Sul e fazer com que o mundo olhe para o nosso potencial”, explicou o governador.

Mais cedo, a agenda na China começou com uma visita ao campus da Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. A Huawei é referência mundial em infraestrutura para redes 5G, cidades inteligentes e aplicações voltadas para o agronegócio.

Na sequência, a comitiva esteve no Porto de Yantian, um dos maiores e mais modernos da China. O espaço, que movimenta milhões de contêineres por ano, é um exemplo de eficiência logística e integração tecnológica. Durante a visita, foram apresentadas soluções para otimizar processos de exportação e importação, com destaque para o uso de sistemas automatizados e tecnologias sustentáveis.

No sábado (23/11), a comitiva segue para Pequim, onde participará da China International Supply Chain Expo (Cisce) e terá encontros com autoridades locais e empresas.

Integram a missão oficial na China os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Ronaldo Santini (Turismo), Clair Kuhn (Agricultura), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da invest.RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.