O serviço de dragagem emergencial do Canal Itapuã, marcado para iniciar nesta semana, foi adiado para a madrugada de domingo, 24, e segunda-feira, 25. A comunicação para a Portos RS foi feita nesta quinta-feira pela Navegação Turistinha Ltda, que vai executar a operação. Segundo a empresa “em virtude das condições climáticas previstas para o período até sábado, informamos que os ventos estarão muito fortes, com rajadas predominantes de direção Leste. Essas condições podem comprometer a segurança e a eficiência das operações de navegação, uma vez que há risco de o equipamento colidir com as boias ou até mesmo com outras embarcações, o que poderia resultar na perda do controle do comboio”.
No comunicado, a empresa destaca que considerando o impacto potencial das condições meteorológicas adversas, “a execução da navegação com a Draga e a Linha, conforme planejado, não será viável durante este período”. Segundo as expectativas, há previsão de uma janela favorável para a navegação na madrugada de domingo para segunda-feira.
No começo de novembro, o governo do Estado anunciou a liberação de R$ 731 milhões para dragagens nas hidrovias gaúchas, que sofreram com o acúmulo extraordinário de sedimentos por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano. A previsão é que os recursos permitam executa a batimetria e dragagem em mais de 320 quilômetros de hidrovias interiores, além de cerca de 40 quilômetros de canais na área portuária de Rio Grande e do seu canal de acesso.
O investimento também auxiliará na reconstrução da infraestrutura e de equipamentos do Porto de Porto Alegre. Além disso, servirá para restaurar as profundidades dos canais de navegação, incluindo o porto de Rio Grande, a hidrovia da Lagoa dos Patos, o Guaíba e o Delta do Jacuí, os canais do Rio São Gonçalo e trechos dos rios dos Sinos, Caí e Gravataí.