Dez mil veículos já passaram por trecho onde cratera foi fechada na Freeway, diz CCR ViaSul

Em média, 35 mil veículos passam diariamente pela região, no quilômetro 46 da rodovia, em Glorinha

Liberação total do trânsito na freeway onde buraco apareceu na via. | Foto: Pedro Piegas

O trecho no quilômetro 46 da BR 290, em Glorinha, na região metropolitana, onde uma cratera foi fechada pela CCR ViaSul ainda no final da tarde de quinta-feira, já recebeu cerca de 10 mil veículos desde o encerramento dos trabalhos até esta sexta, afirmou a concessionária. A média de veículos que passam pela região diariamente é de 35 mil. Para este final de semana, a média não deve ultrapassar esta média, também indicou a CCR ViaSul.

A pista havia sido interditada no sentido em direção a Porto Alegre quando, no último domingo, um buraco foi aberto por uma erosão, causada por duas fissuras em uma galeria subterrânea de água. Na inspeção mais recente, realizada em setembro, nada havia sido detectado. Os técnicos da concessionária cavaram durante cinco dias, a até oito metros de profundidade, para alcançar a estrutura de concreto, e mais dois metros para repará-la.

Segundo a empresa, as obras emergenciais estão concluídas e a previsão inicial, da liberação ainda na sexta, pôde ser antecipada. Foram envolvidas três retroescavadeiras grandes, uma retroescavadeira pequena, um bobcat e 12 caminhões de serviço, totalizando mais de 40 pessoas. Ao menos cinco veículos precisaram de intervenções depois de caírem no buraco aberto no final de semana passado.

O antigo solo argiloso recebeu camadas de pedras, para ser mais resistente às erosões. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também acompanharam a realização dos trabalhos no trecho afetado, localizado junto à Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, englobando os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. A CCR ViaSul afirma que garante a segurança da principal via de ligação entre Porto Alegre e o Litoral Norte, especialmente para o veraneio.