O Prêmio Jacarandá chega em sua 7ª edição com uma noite de celebração da literatura. Na noite desta quinta-feira, 21, foram entregues, em uma cerimônia no Espaço Força e Luz, os troféus para os grandes vencedores, em uma distinção do Correio do Povo para os envolvidos diretamente com a área escrita das artes.
Os ganhadores do prêmio Jacarandá foram anunciados na manhã desta quinta (veja lista completa abaixo). O troféu e o nome da premiação remetem às grandes árvores presentes por toda Porto Alegre, mas que tomam conta da Praça da Alfândega, no Centro-Histórico, mesmo local em que acontece a Feira do Livro, sempre no 11º mês do ano, tradicionalmente o mesmo período que o Prêmio Jacarandá é entregue. Este ano, o apoio foi do Banrisul, Unimed, Naturovos e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e a mestre de cerimônias Daniela Sallet.
Um júri formado pelos jornalistas do Correio do Povo: Ana Lécia de Oliveira, Brenda Fernández, Márcio Gomes, Mauren Xavier e Luiz Gonzaga Lopes, foi o responsável por escolher os vencedores das cinco categorias.
Irka Barrios, escritora de “Vespeiro”, recebeu o troféu das mãos do Secretário de Comunicação de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, e do Presidente da Câmara Riograndense do Livro, Maximiliano Ledur. A autora disse que a premiação é relevante, “é um Prêmio muito respeitado, um Prêmio muito interessante da cena da literatura gaúcha e eu fico muito honrada de ter recebido esse Prêmio, em especial esse ano, que foi um ano tão difícil e com tantos desafios para tantos trabalhadores da cadeia do livro”. Segundo o júri do Jacarandá, Irka Barrios, ao criar contos que mesclam situações do cotidiano com elementos do horror e do fantástico e com um texto direto e apaixonante, deu voz a personagens femininas em suas lutas diárias, seja com a aparência, com sexualidade, ou com interações sociais.
O quadrinista Pablito Aguiar, recebeu a homenagem como Autor Revelação, com o livro “Conversas em Porto Alegre”, em que compartilha as histórias emocionantes que ouviu de personagens reais da cidade. A Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e o Gerente de Marcas da Naturovos, Marcelo Carvalho subiram ao palco para entregar o Prêmio. O escritor se disse muito feliz com o reconhecimento, “É um Prêmio que já tem uma tradição, já vem entregando e celebrando os livros, e logo após a Feira do Livro. Fico muito feliz com esse reconhecimento do meu trabalho”.
Rafael Guimaraens foi agraciado na categoria Personalidade do Ano, por seu trabalho incansável de contar histórias ocorridas em Porto Alegre em tempos idos, pelo trabalho de investigação e pesquisa histórica e a recriação ficcional de fatos em obras. O Prêmio em formato de jacarandá foi entregue por Pedro Xavier de Araújo, Conselheiro do CAU/RS Conselho de Arquitetura e Urbanismo e o diretor executivo da TV Record Guaíba Gustavo Paulus. O escritor comentou que o reconhecimento é um grande incentivo, “eu fiquei muito honrado, foi uma coisa inesperada”, disse.
Como Projeto do Ano, o escolhido teve um papel importante em meio à enchente e ao momento difícil para os gaúchos. A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e a TAG Experiências Literárias criaram a campanha Juntos pela Leitura no RS, com apoio do Instituto Cervantes e dos Correios, que arrecadou mais de 72 mil livros para repor a defasagem das bibliotecas atingidas pelas cheias do mês de maio. Para a entrega do troféu subiram no palco, o presidente do instituto Unimed/RS Alcides Stumpf, também diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS e a superintendente de Marketing do Banrisul, Vannice Ramos. Para receber o troféu os representantes foram o Secretário-Adjunto do Estado da Cultura, em exercício, Benhur Bortolotto, o fundador da TAG Experiências Literárias Gustavo Lembert e a diretora do Instituto Cervantes Raquel Romero Guillemas. Benhur convidou ao palco, também, Ana Maria de Souza, diretora da Biblioteca Pública do Estado, Iara Breda , Bibliotecário do Instituto Cervantes e a cônsul da Espanha em Porto Alegre, Laura Corchón. O Secretário-Adjunto explicou que com as enchentes, “começamos a entender que precisávamos ir atrás das Bibliotecas Públicas Municipais e descobrir quais foram os impactos daquelas chuvas (…) e para nossa alegria a TAG foi nossa parceira e conseguiu um acervo de muita qualidade e o Cervantes também abraçou esse projeto, então é uma satisfação ver esse reconhecimento”.
O Prêmio Especial foi para a L&PM Editores, que completou 50 anos em 2024, por acessibilizar a leitura dos grandes clássicos da literatura com uma política de presença maciça dos livros de bolso, os “pockets”, em locais não tradicionais de vendas de livros. Para receber o troféu estavam presentes os editores Ivan Pinheiro Machado e Paulo Lima. O Diretor Presidente do Jornal Correio do Povo, Marcelo Dantas, foi o responsável por entregar a homenagem. Ivan disse que é uma honra receber o Prêmio logo no aniversário da editora, “é sempre bacana receber esse reconhecimento da comunidade”, disse. Paulo, por sua vez, dedicou o Prêmio Jacarandá a todos os autores que já foram publicados pela editora.
Ao final, todos os homenageados subiram ao palco para uma foto em conjunto. A apresentação musical ficou a cargo do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, que tocou antes e após a cerimônia. Para finalizar a noite, ocorreu uma confraternização com um coquetel.