A Trensurb participou nesta terça-feira de mais uma megaoperação para combater o comércio ilegal de fios e cabos, organizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em conjunto com a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e também as empresas Oi, Claro, Vivo, Tim e CEEE Equatorial. Na ação, foram vistoriadas oito empresas de reciclagem.
Segundo informações dos órgãos de segurança, a Operação Fios e Cabos tem natureza preventiva e repressiva. A força-tarefa promove uma ampla busca administrativa em empresas de sucata, o que ajuda a coibir o comércio de metais sem procedência. Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos órgãos de segurança, a SSP reforça a importância do recebimento de denúncias por meio do Disque-Denúncia 181.
Ações conjuntas
Em outubro deste ano, outra grande operação envolvendo todos os órgãos da segurança pública buscou desarticular grupos criminosos envolvidos em furtos de cabos da Trensurb. Estas ações conjuntas partiram de uma reivindicação da Trensurb depois de sucessivos furtos de cabos na linha metroviária.