Cresce a intenção de consumo para o Natal na véspera da comemoração. Pesquisa da CDL Porto Alegre mostra que, em 2024, a maior parte dos consumidores (37%) irão às compras duas semanas antes da data, já em 2023, o maior grupo (38,4%) afirmou que compraria presentes com um mês de antecedência. Ainda, em 2024, ganham destaque as compras realizadas um mês antes, 32%, apesar da queda em comparação ao ano anterior, quando chegou a 38,4%.
Além desses períodos, a compra na semana do Natal aumentou de 18,8% para 22,1%; na véspera, de 2,8% para 4,6%; e no dia, de 0,8% para 1%. Também chama a atenção a elevação do número de consumidores que farão a aquisição de presentes após a data comemorativa, 3,3% em 2024, frente a 1,6% em 2023.
A pretensão de gastos com presentes será mais elevada em 2024. A maior parcela dos porto-alegrenses investirá mais de R$ 1 mil na compra de presentes para o Natal. O estudo mostra aumento da aquisição de itens acima de R$ 300 e queda nas compras abaixo desse valor. Cada entrevistado deve adquirir em média cinco presentes, e os principais segmentos contemplados serão Moda e acessórios (51,4%), Bebês e crianças (28%), e Perfumaria e cosméticos (24%).
LOJAS CHEIAS
Com a expectativa de lojas cheias durante o mês de dezembro, os lojistas devem estar preparados para atender a demanda. Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, o Natal é o período mais importante do ano para o comércio e conhecer os desejos dos consumidores é determinante para traçar estratégias que auxiliem a maximizar resultados aos lojistas e proporcionar boas compras aos clientes.
Além das estratégias para atender melhor o consumidor e aumentar as vendas, é importante que o lojista esteja preparado para receber diferentes perfis de clientes. “Conforme aponta nossa pesquisa, mais de 10% dos consumidores usarão o 13º salário para fazer compras e sabemos que, muitas vezes, preferem pagar à vista e receber um desconto progressivo. Mas também existem aqueles que optam por um parcelamento mais prolongado. Assim, é muito importante que o varejista entenda seu público e proporcione uma melhor experiência de compra, estimulando as vendas”, explica o vice-presidente da CDL Porto Alegre e lojista do setor de moda e acessórios, Carlos Klein.