Com a chegada do final de ano e o pagamento do 13º salário para funcionários de empresas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, cresce a expectativa dos lojistas gaúchos por vendas mais aquecidas. Ainda mais que datas favoráveis ao comércio, como Black Friday e Natal, são eventos nos quais os consumidores utilizam boa parte do dinheiro extra recebido para realizarem compras. Neste ano, o 13º salário deve contemplar cerca de 3,2 milhões de trabalhadores formais dos setores público e privado do estado, fazendo com que cerca de R$ 13 bilhões ingressem na economia estadual.
“O pagamento do 13º salário é um fator que impulsiona a economia gaúcha. O dinheiro extra possibilita a quem o recebe efetuar compras, quitar eventuais débitos, o que ajuda a regularizar o crédito e, também, guardar algum recurso. Para o comércio é um momento de aproveitar a oportunidade de incrementar suas vendas, com iniciativas que favoreçam os consumidores”, aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O 13º salário é pago em duas parcelas, sendo a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Os descontos de Imposto de Renda e de INSS ocorrem na segunda parcela, que, portanto, vem com valor menor.