Brasil tem 10 milhões de mulheres empreendedoras

Dia do Empreendedorismo Feminino é comemorado nesta terça-fiera

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O universo do empreendedorismo é cada vez mais feminino. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no Brasil, 46% dos empreendedores são mulheres, algo estimado em 10 milhões de pessoas. Já o relatório técnico do Sebrae sobre o Empreendedorismo Feminino, divulgado em 2024, aponta que o Brasil conta com cerca de 30 milhões de empreendedores. Celebrado mundialmente no dia 19 de novembro, o Dia do Empreendedorismo Feminino foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reconhecer o papel essencial das mulheres como motor de inovação.

Esses números refletem o papel crescente das mulheres no cenário empresarial, especialmente em setores emergentes e inovadores. Essa transformação demonstra como abordam o mercado de maneira criativa e busca independência financeira, enfrentando com determinação ambientes altamente competitivos.

Segundo Clara Fonseca, especialista da Agilize Contabilidade, essa presença crescente feminina no empreendedorismo é motivo de comemorações: “Diariamente faço aberturas de empresas, e é especialmente gratificante ver mulheres transformando sonhos em realidade, criando e gerenciando seus próprios negócios, superando desafios e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país”.

DESAFIOS

Apesar do avanço, as empreendedoras brasileiras ainda enfrentam desafios consideráveis. Entre os principais obstáculos estão o acesso restrito ao financiamento, discriminação de gênero e a dificuldade em equilibrar as demandas da vida pessoal com as profissionais.

“Além disso, a escassez de cases de sucesso e de mentoria feminina dificulta o desenvolvimento das novas gerações de empreendedoras. Barreiras culturais e sociais também desempenham um papel significativo, pois muitos enfrentam preconceitos ao escolher suas carreiras e os tipos de negócios que decidem abrir”, afirma Clara.

Apesar das dificuldades, o futuro do empreendedorismo no Brasil tem um rosto feminino. Conforme a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (GEM), dos 47,7 milhões de brasileiros com intenção de empreender até 2026, 54,6% são mulheres. Esse dado marca uma inversão histórica, considerando que em 2022 a maioria dos potenciais empreendedores ainda era composta por homens, representando 55%.