O final do feriadão de 15 de novembro no litoral norte está sendo marcado pela lotação nas praias, com muitos visitantes aproveitando para arrumar as residências visando o verão, ou ao menos se refrescar diante do forte calor nas praias. O céu com poucas nuvens ajudou para a grande presença de veranistas, provocando ainda lotação nas areias e nas estradas, que já desde o período da manhã engarrafaram no sentido a Porto Alegre, tanto na freeway quanto na Estrada do Mar.
A jornalista Camila Knack, moradora de Atlântida Sul, distrito do município de Osório, relatou que a manhã era de vento intenso na região, ainda o chamado nordestão, que costuma trazer alguns transtornos aos frequentadores do litoral. “Parece verão, a praia está muito lotada mesmo. Há filas para restaurantes e no comércio. Com certeza é um start para a temporada”, relatou ela. O fluxo não foi diferente nas demais praias.
Em Capão da Canoa, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Ramos, disse que a rede hoteleira está com 70% a 80% de lotação, e 150 mil pessoas podem já ter passado pelo município. “Tudo deu certo, um excelente final de semana, feriadão também, e muitos inclusive emendam a quarta-feira da próxima semana, quando também é feriado, quem tem condições. Estamos vendo que há muito movimento ainda nas lojas de ferragem e material de construção”, relatou ele.
Em Torres, a movimentação também é alta. O município realiza até o próximo dia 24 a Taça Brasil de Surf, nas praias dos Molhes, com ações esportivas e ambientais. Em outros municípios, ações diversas também foram realizadas. Encerrou ainda neste domingo a etapa de estágio operacional dos formandos no curso de Guarda-vidas Militares, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS). A formatura foi na última quinta-feira, em Torres, e os 53 concluintes atuarão em diferentes pontos guarnecidos pela corporação, sendo 47 em águas abertas e seis em águas abrigadas.