“Luis Fernando Verissimo – O Filme” terá lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre

Documentário dirigido por Luzimar Stricher será exibido neste domingo, dia 17, no Espaço Força e Luz, com entrada franca

Com roteiro e direção da documentarista Luzimar Stricher, o longa-metragem aborda a vida e a vasta e versátil obra de Verissimo | Foto: Stricher Filmes / Divulgação / CP

“Luis Fernando Verissimo – O Filme” será lançado neste domingo, dia 17, na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com roteiro e direção da documentarista Luzimar Stricher, o longa-metragem aborda a vida e a vasta e versátil obra de Verissimo – cronista, romancista, cartunista, roteirista e músico, expoente da cultura brasileira contemporânea. A sessão será realizada às 17h30min no Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz (rua dos Andradas, 1223), com entrada franca.

O documentário, produzido ao longo de dez anos, concorreu no 51º Festival de Cinema de Gramado. Verissimo conta sua história desde a infância, e a timidez e o humor fino que o caracterizam dão o tom dos depoimentos. Personalidades da cultura brasileira – os irmãos Chico e Paulo Caruso, Jorge Furtado, Jô Soares, Ziraldo e Zuenir Ventura –, colegas de trabalho e intelectuais falam sobre Verissimo e sua obra e relatam episódios que ressaltam seu humanismo e talento e sua capacidade de dizer muito falando pouco.

Um dos maiores cronistas brasileiros, Verissimo é um homem de poucas palavras, enorme cultura e múltiplos interesses. Quieto, observador e crítico, é conhecido e admirado pela habilidade em retratar a sociedade com olhar sagaz e humor inteligente. A vida em família, o casamento, as relações sociais, a economia, a política e os políticos, tudo é assunto para a prosa de Verissimo, mestre em abordar temas complexos e apresentar análises profundas em textos agradáveis, fáceis de ler, divertidos e concisos. O refinamento e a concisão também caracterizam seus cartuns de traços despojados.

Verissimo é autor de uma vasta obra de crônicas, romances, cartuns e livros infanto-juvenis publicados no Brasil e em mais de 20 países. Muitos de seus textos foram adaptados para cinema, televisão e teatro. Seu trabalho é tema de teses e dissertações. Entre seus vários best-sellers estão Comédias da vida privada (adaptada para uma série da TV Globo), Gula: o clube dos anjos, As mentiras que os homens contam e O analista de Bagé. Suas crônicas e cartuns apresentaram personagens memoráveis, como Ed Mort, O Analista de Bagé (um dos personagens mais populares da literatura brasileira), A Velhinha de Taubaté, Família Brasil e As Cobras. Seus romances revelam a extraordinária capacidade de lidar com diversas linhas narrativas, sempre com uma dose de humor.

O documentário realizado pela Stricher Filmes tem Alfredo Barros na montagem, Bruno Polidoro e Fernanda Maria da Costa na direção de fotografia e Lúcia Brito na edição de texto. A trilha sonora original é de Marlene Pastro, com participação da banda Jazz 6.

A produção teve financiamento pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. O filme pretende sensibilizar o público para a importância da literatura, incentivar a leitura e a formação de novos leitores, além de enriquecer o acervo de memória da cultura brasileira, sendo um legado para as próximas gerações.