O ano de 2024 foi um dos mais desafiadores na vida de Cledi Sodré, nome que está por trás da marca Sommelier Vinhos, uma das mais reconhecidas no varejo de vinhos em Porto Alegre. Com uma trajetória de 17 anos, maio ficará marcado pra sempre na história da empresa e do empreendedor: neste mês foram perdidos 15 mil rótulos de vinho dos mais variados países, em um prejuízo estimado em cerca de R$ 800 mil.
Mas o final do ano reserva uma boa notícia: até o final de novembro Cledi deve apresentar ao mercado sua primeira loja de shopping – o primeiro espaço com esse conceito em Porto Alegre – uma loja com Wine Bar localizado no BarraShoppingSul, na Zona Sul da capital gaúcha.
“Uma loja com Wine Bar e serviço de petiscos será um negócio totalmente novo para a empresa” explica Cledi. “Teremos uma oferta de cerca de 600 diferentes tipos de vinhos de diversos países do mundo, oito deles oferecidos nas torneiras das Wine Stations em três diferentes doses, ideal para quem quer conhecer diversos vinhos”, argumenta. Na carta destaque para França, Itália, Portugal e Brasil, claro. “Vou seguir incentivando os pequenos produtores brasileiros, em sua maioria gaúchos, como já faço nas outras lojas”, complementa.
O empresário que tem outras três operações – uma na Bela Vista e outra no Menino Deus, além de um depósito no bairro São Geraldo, espaço onde mantém sua reserva maior para atendimento a restaurantes, sendo uma das referências nesse setor – investiu aproximadamente R$ 800 mil já contando aí o estoque de vinhos e a contratação inicial de pelo menos cinco novos funcionários. O espaço com cerca de 70 m2 foi pensado para além do consumo na loja, mas também para confrarias, pequenos eventos, comemorações, aulas e encontros com produtores.
“O posicionamento do local no shopping é perfeito, um novo formato que nos permite testar um modelo inovador”, diz, “foi um dos principais fatores da tomada de decisão pela abertura do negócio”.
Se o modelo é novo, o tempo de mercado e a parceria com fornecedores de longa data facilita o desafio. Já estão garantidos em seu portfolio vinhos de importação própria e consagrados originários de grandes parceiras importadoras como a italiana Antinori, a francesa Louis Latour e a portuguesa Quinta do Crasto, vinícolas que fazem parte do catálogo da Sommelier. Além dos vinhos, a Sommelier terá na casa ainda uma extensa oferta de azeites gaúchos.
TRAJETÓRIA
Ao iniciar no negócio, há quase 20 anos, Cledi confessa que entrou por ser um aficionado por vinhos, mas não sabia bem onde estava pisando: “para um empreendedor, a pior coisa é empreender em um negócio que goste muito, que seja um sonho”, reflete. “As armadilhas ocultas são muito grandes e se corre um sério risco de fracassar.
Cledi ‘comprou um sonho’ e no primeiro mês se deparou com a realidade: fluxo de vendas baixíssimo, muitas contas a pagar e passivos fiscais. Mas valeu sua experiência como executivo de vendas e marketing de grandes empresas e quase duas décadas depois, com uma pandemia e a maior tragédia climática que o estado presenciou depois, Cledi embarca em outra aventura, dessa vez já calejado e com muita experiência na bagagem.