Cúpula do G20 gera aumento de 41% em voos internacionais para o Rio

Houve elevação de 42% na quantidade de assentos em voos vindos de fora do Brasil

Foto: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

A cidade do Rio de Janeiro recebe até este sábado, 16, a Cúpula do G20 Social, evento que antecede a Cúpula dos Chefes de Estado do G20, que será realizada nos próximos dias 18, segunda-feira, e 19, terça-feira, também na capital fluminense. Conforme a Embratur, com base em dados da ForwardKeys, houve um aumento de 41% no número de voos internacionais para a capital carioca no período de 11 a 20 de novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O crescimento registrado foi de 275 para 388 voos internacionais. Os países que mais apresentaram aumento foram Emirados Árabes (160%), Alemanha (133%) e Estados Unidos (128%). O número de assentos internacionais também registrou praticamente o mesmo crescimento: a alta é de 42,2%, passando de 61.939 para 88.088 assentos internacionais para o Rio entre 11 e 20 de novembro deste ano. Os recordistas dos números de assentos são Uruguai (191%), Espanha (145%) e, novamente, Estados Unidos (127%).

O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil, reúne as 19 maiores economias do mundo para criar propostas sobre temas de interesse global. Além da reunião oficial do fórum e o G20 Social, há eventos paralelos como o U20 Rio Summit (encontro dos prefeitos do G20) e o Aliança Global Festival, com programação cultural.

ECONOMIA

De acordo com um estudo da Fundação Visit Rio Convention Bureau, todos os eventos que envolvem a Cúpula do G20 irão injetar R$ 432,5 milhões na economia do Rio. Os gastos abrangem hospedagem, alimentação e transporte. “O G20 é mais uma demonstração de nossa experiência em receber grandes eventos, seja de cultura, de esporte e, também, de política internacional. É um evento que atrai os olhos do mundo mais uma vez para a nossa cidade. E quem vem, vai sair falando bem e vai querer voltar, o que é bom para todo o país”, ressaltou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A pesquisa da Visit Rio mostra ainda que houve um crescimento no setor de promoções do Rio de Janeiro entre 2023 e 2024. Este ano, foram realizados, até agora, 414 eventos, um aumento de 28,17% na comparação com os 323 de 2023. A receita gerada superou R$ 6,42 bilhões, o que representa alta de 12,27% em relação ao ano passado.