A Pesquisa de Intenção de Compras, realizada por Tray, Bling, Melhor Envio e Vindi, pertencentes à LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, mostra que cerca de 60% dos consumidores da Região Sul planejam gastar mais de R$ 1 mil na Black Friday de 2024. Na região, 71,5% afirmaram que vão comprar alguma coisa na Black Friday. Outros 64,3% têm planejado as compras, sendo que 44% têm economizado nos últimos meses e 20,3% já reservam o gasto com o décimo terceiro salário.
A pesquisa de Intenção de Compra para Black Friday 2024 mostra que os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com antecedência. Para 59%, os sites das lojas e marcas são a principal fonte de informação das ofertas, 58% acompanham os preços pelas redes sociais das marcas, 22,9% acompanham grupos de descontos em redes como Whatsapp e 19,8% se informam com influenciadores.
De acordo com Marcelo Navarini, diretor do Bling, plataforma de gestão e ERP, com sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a pesquisa mostra que neste período é fundamental para o lojista e empreendedor conhecer os hábitos do consumidor e onde estão as fontes em que ele confia para decidir a compra.
“A grande novidade que chama a atenção neste ano em relação ao anterior é a consolidação dos canais de ofertas nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Isso mostra que em pouco tempo essa opção já figura entre as preferências do brasileiro, complementando outras bem estabelecidas, como os influenciadores, por exemplo”, afirma.
FRETE
No Sul, cerca de 57% dos entrevistados afirmam que o valor do frete é um fator muito importante e decisivo para as compras online. Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday foram taxas de frete (57%), preços mais altos do que em períodos sem oferta (52,2%) e não confiar na loja (47,6%).
Quanto a forma de pagamento, 81,7% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, 10,2% utilizam o Pix e 6% o cartão de débito. De acordo com a pesquisa, 80,3% dos consumidores pretendem parcelar as compras em até 12 vezes.