Fora de operação desde a enchente, projeto Banho Solidário retoma atividades em Porto Alegre

A estrutura equipada dentro de reboques, estacionada em frente à Escola Porto Alegre, no Centro Histórico da Capital, atendeu a demanda de 42 pessoas

Desde 2016, o projeto Banho Solidário oferece banhos à população de rua em Porto Alegre - Foto: Vanessa Pedroso/Rádio Guaíba

O projeto Banho Solidário, que desde 2016 oferece banhos à população de rua em Porto Alegre, retomou as atividades neste domingo. A ação estava fora de operação desde a enchente de maio, quando a sede da iniciativa, localizada no 4º Distrito, foi atingida pela água.

Hoje, a estrutura equipada dentro de reboques, estacionada em frente à Escola Porto Alegre, no Centro Histórico da Capital, atendeu a demanda de quarenta e duas pessoas. Elas também receberam kits de higiene pessoal, alimentos e doação de roupas.

Leonardo Tortorelli, que é um dos coordenadores da ONG Centro Social da Rua, que integra a equipe de voluntários do Banho Solidário, comemorou a retomada do projeto. Ele reforçou que é gratificante proporcionar o mínimo de conforto às pessoas que sobrevivem em situação de vulnerabilidade.

Tortorelli destacou ainda que a entrega dos donativos ocorre a partir de um mapeamento. Além do Centro Histórico, os bairros Menino Deus, Cidade Baixa, Azenha e Independência estão entre os locais assistidos.

Segundo Leonardo, a expectativa é de que mais uma ação seja realizada ainda este mês, e ao menos mais duas em dezembro. Quem quiser contribuir com o projeto pode entrar em contato pelas redes sociais, @banhosolidariopoa e @centrosocialdaruapoa.