Uma forte chuva atingiu nesta quinta-feira o município de São Sepé, no Centro do Rio Grande do Sul. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da cidade, ao menos 80 casas ficaram danificadas por conta de alagamentos.
A chuva mais intensa ocorreu das 8h até cerca de 9h30min. Devido ao alto volume, o córrego Lajeado do Moinho e o rio São Sepé acabaram transbordando, gerando inundações. Os bairros mais afetados são: Centro, Santos, Londero e Kurtz.
No Centro, o Corpo de Bombeiros também reporta danos em estabelecimentos comerciais. A estimativa, conforme a corporação, é que tenha chovido 140 mm na cidade, e a recomendação neste momento é para a população tomar cuidado com fiações soltas. Não há registro de alguém ferido ou com risco de vida.
Por que choveu tanto?
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma área de baixa pressão atua no Sul do Brasil e interage com ar tropical quente e úmido, com abundante água precipitável, o que favorece episódios de chuva localizada muito forte a intensa com elevados acumulados em curto intervalo, o que gera alagamentos e inundações.
O mesmo ocorreu nas últimas horas em cidades de Santa Catarina e do Paraná. Os três estados do Sul do Brasil têm risco de chuva forte a intensa da tarde para a noite desta quinta-feira, mas estes episódios são muito localizados e pontuais.
Assim, a maioria das cidades da Região Sul não terá chuva volumosa nas próximas horas e apenas pontos localizados podem enfrentar precipitações excessivas em curto período com alagamentos e enxurradas.