Santa Casa de Porto Alegre precisa com urgência de doações de sangue e plaquetas

Banco de Sangue da instituição tem registrado menos da metade do número de doações considerada ideal para manter os estoques.

Para doar sangue ou plaquetas, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e não estar em jejum | Foto: Mike Sena / Divulgação / CP

A Santa Casa de Porto Alegre precisa urgentemente de doações de sangue e plaquetas. Todos os tipos de sangue são necessários, especialmente do tipo O negativo e O positivo. Há duas semanas, a instituição tem sofrido com a queda nas doações, registrando menos da metade da média ideal de 80 doações por dia.

“Estamos enfrentando uma queda no número de doadores nas últimas semanas. A redução foi agravada pelo feriado de Finados, fazendo com que tivéssemos uma procura ainda menor, e ainda teremos outros dois feriados pela frente”, alerta o coordenador do Banco de Sangue, Dário Brum. “Os estoques de plaquetas também estão críticos, exigindo a limitação a transfusão apenas para os casos mais graves”, alerta.

O Banco de Sangue da Santa Casa atende a necessidade dos seus nove hospitais, incluindo as oito unidades localizadas em Porto Alegre, além do Hospital Dom João Becker, em Gravataí.