O Instituto Caldeira, que foi duramente afetado pela enchente de maio de 2024, vai abrigar um memorial permanente do alagamento histórico, uma entrega da Virada Sustentável de Porto Alegre. O painel em aço córten de 4 x 1,60m foi desenvolvido pelo escultor Vinicius Vieira e será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, às 11h. O projeto é uma realização da Cia de Produção com financiamento da Lei Rouanet – Ministério da Cultura e toma parte também do projeto Arte Urbana na Virada, financiado pelo Pró-cultura.
Além do mural, o Instituto Caldeira também vai receber uma placa do projeto Águas de Maio, outra iniciativa da Virada Sustentável 2024 assinada por Vinicius Vieira. Dez exemplares serão instalados em pontos simbólicos afetados pelos alagamentos, indicando a altura a que as águas chegaram em cada local.
Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável terá ações entre os dias 4 e 10 de novembro, em diferentes pontos da cidade. São patrocinadores da Virada Sustentável de Porto Alegre: Sulgás, Coopernorte, Statkraft, DLL e Zaffari, com apoio de Tintas Renner, AgiBank e Prefeitura de Porto Alegre.
A Virada é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É realizada com financiamento do Pró-cultura – Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através do projeto Arte Urbana na Virada, e da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, com o projeto Festival Multiartes.