Revitalização de travessa no Centro Histórico terá grafites inspirados no Beco do Batman

Travessa Araújo Ribeiro fica localizada entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos, no Centro Histórico de Porto Alegre

Travessa Araújo Ribeiro Foto: PMPA/Divulgação

Estão em andamento as obras de revitalização da Travessa Araújo Ribeiro, localizada entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos, no Centro Histórico de Porto Alegre. A via será completamente requalificada, integrando-se à Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana e passando a se chamar Travessa dos Passarinhos. A pintura dos grafites terá início nesta sexta-feira, 1º, e será concluída no dia 23 de novembro, durante o evento Grafite Sinfônico. Essa celebração irá unir intervenções artísticas em grafite ao som de uma orquestra sinfônica, em parceria com a Black Sheep Project, que fará a curadoria.

Os grafites serão inspirados no famoso Beco do Batman, um icônico ponto turístico em São Paulo. A qualificação do espaço, coordenada pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae), dentro do escopo do projeto Centro+, incluirá a instalação de mobiliário urbano, iluminação cênica e câmeras de segurança conectadas ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic). A pintura e a criação de painéis de street art, em parceria com os Correios e artistas locais, integrará arte urbana e cultura em um tributo às diversas expressões artísticas.

O novo espaço também contará com um calendário de atividades culturais, promovendo a ocupação e atraindo turistas para a região, transformando a travessa em uma galeria a céu aberto. “A requalificação da Travessa é uma iniciativa fundamental para incentivar o uso dos espaços públicos e revitalizar a vida cultural, de lazer e turística do Centro Histórico, atraindo moradores, artistas e visitantes em um espaço que promete celebrar a arte e a convivência”, destaca o secretário Cezar Schirmer.

Na quinta-feira, 31 de outubro, foi realizado um café da manhã com o titular da Smpae, artistas locais e a BS Project, para alinhar as ações do projeto.