Pix é o principal meio de pagamento do brasileiro em compras online, revela pesquisa

Maiores aumentos no pagamento ocorreram entre as classes B, C e DE

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Pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que completa 20 anos, mostra que o Pix – lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil – superou o cartão de crédito (67%) como a forma de pagamento mais utilizada no ambiente digital, sendo citado por 84%, 18 pontos percentuais acima do observado em 2022 (66%).

Os maiores aumentos no pagamento por Pix ocorreram entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e DE (de 60% para 78%). Em contrapartida, a proporção dos que pagaram por boleto bancário passou de 43%, em 2022, para 24%, em 2024, uma diferença de 19 pontos percentuais.

“Neste ano, a pesquisa destaca o crescimento do Pix como forma de pagamento das compras realizadas pela Internet, puxado pelas classes sociais DE, com menor acesso ao cartão de crédito”, enfatiza o gerente do Cetic.br.

Aplicado a cada dois anos, o módulo de comércio eletrônico revela que a prática de comprar online produtos e serviços, alavancada durante a pandemia, segue em um patamar mais elevado do que o verificado antes da crise sanitária. Segundo a pesquisa, 73 milhões (46%) de usuários de Internet realizaram esse tipo de atividade em 2024, 6 milhões a mais do que em 2022 (67 milhões).

USUÁRIOS DE INTERNET

Roupas, calçados e material esportivo (de 64%, em 2022, para 71%, em 2024) e cosméticos e produtos de higiene pessoal (de 34%, em 2022, para 41%, em 2024) foram as categorias de produtos com maior crescimento de compras online em relação a 2022. Também foi identificado aumento significativo no pagamento por serviços de músicas pela Internet, passando de 13% dos usuários de Internet, em 2022, para 19%, em 2024. O avanço foi maior entre usuários de 16 a 24 anos, cuja proporção passou de 15% para 32%, e entre usuários da classe B (de 22% para 41%).

Houve aumento, ainda, na proporção de usuários de Internet que adquiriram produtos ou serviços em sites de compra e venda (marketplaces), passando de 72% em 2022 para 90% em 2024. Aplicativos de lojas no telefone celular foram mencionados por 65% dos usuários que compraram online, enquanto 22% citaram ter comprado através de redes sociais. Por outro lado, 41% disseram ter visualizado anúncios de produtos ou serviços em posts de redes sociais, 49% em vídeos na Internet, e 49% em propagandas em sites ou aplicativos.