O movimento nos principais cemitérios de Porto Alegre foi mais alto nesta manhã da véspera de Finados do que nos dias anteriores da semana, em meio ao ponto facultativo da Prefeitura e do governo do Estado no feriado do Dia do Servidor Público. Os estabelecimentos já estão preparados para receber os visitantes neste dia, inclusive com decorações especiais e novidades. O tradicional lançamento de pétalas de rosas do Cemitério Parque Jardim da Paz, na Lomba do Pinheiro, está marcado para 10h45min deste sábado, com previsão de durar cerca de 30 minutos.
“Somente nesta sexta, nossa previsão é de alcançar de cinco mil a oito mil visitantes. Para Finados, a expectativa é de cerca de 30 mil”, disse o diretor do Jardim da Paz, Gerci Perrone Fernandes. “Temos uma diferenciação, porque permitimos o acesso via carro na área interna na véspera, o que não fazemos no dia de Finados, apenas no estacionamento, na área externa. No domingo, que chamamos sempre de ‘repique’, provavelmente teremos uma boa visitação”, salientou.
No Cemitério São Miguel e Almas, o casal de aposentados Stella e Renato Voltz, moradores de Xangri-Lá, no Litoral Norte, disseram que buscavam fugir do movimento ainda mais intenso durante o feriado. “Costumamos vir pelo menos uma vez por mês. É uma forma de homenagear nossos parentes, e temos um pequeno flat aqui na cidade, para descansarmos, enquanto viemos visitar”, disse Stella, enquanto movimentava algumas flores em um jazigo.
Já no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, onde neste ano foram instaladas placas em túmulos históricos em parceria com o Centro Histórico-Cultural (CHC) Santa Casa, Julcenia Regina da Silva, de Viamão, estava limpando um túmulo na manhã desta sexta. “Desde que nosso parente faleceu, em 2020, viemos sempre cuidar aqui do local. É uma forma de homenagear sua história e sua memória”, afirmou ela.
No Cemitério Ecumênico João XXIII, localizado próximo, o casal Wilberto e Dulce Munçone, do bairro Cristal, em Porto Alegre, também organizavam um jazigo nesta manhã. “Sempre viemos neste turno, porque à tarde o calor é maior, inclusive. Já é bastante tradicional para nós”, salientou ela. O cemitério tem como tema, neste ano, a flor de cerejeira, representando o amor, a felicidade, a renovação e a brevidade da vida.