Com um projeto de tratamento não-invasivo de câncer, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul concorre ao Prêmio SAÚDEINOVA, promovido pelo Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e pela ConTIC (Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação), com apoio da Telebrasil. O projeto será apresentado no Painel Telebrasil, principal evento de conectividade, telecomunicações e inovação do país, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, em Brasília.
Voltado para o desenvolvimento de estratégias para o tratamento de câncer cervical e de mama, o projeto combina compostos naturais, com propriedades bioativas, antioxidantes, anticancerígenas e anti-inflamatórias, com tecnologias como ultrassom, para processar os compostos, e assim, disponibilizar produtos terapêuticos naturais para o combate ao câncer. Neste link, confira uma apresentação sobre o projeto: Rede Onconatura.
A proposta dos organizadores do prêmio é valorizar projetos de extensão ou pesquisa relacionados ao setor, elaborados por professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é um dos três institutos de ensino afiliados ao Conif no estado. Possui 16 campi, em 15 cidades, e disponibiliza mais de 200 cursos técnicos e superiores a cerca de 22 mil estudantes.
Além do SAÚDEINOVA, a parceria entre a Conif e a ConTic também premiará projetos e soluções voltados para gestão pública, com o prêmio GOV.INOVA, e o AGROINOVA, que reconhecerá projetos ligados ao agronegócio.