Um grupo de moradores das ilhas do Guaíba, em Porto Alegre, realiza um protesto desde o fim da tarde desta quinta-feira, 31, junto à BR-290, na entrada da Capital. Cerca de 100 pessoas participam do movimento. Eles pedem maior agilidade no processo para contemplação no programa Compra Assistida, criado pelo governo federal para auxiliar as vítimas da enchente que perderam suas casas.
O grupo bloqueia a rodovia na altura do quilômetro 101, próximo à passarela da Ilha das Flores. O bloqueio que ocorre de forma intercalada, com cinco minutos de fechamento e cinco de liberação.
Muitos afirmam que ainda não tiveram cadastro aprovado e, mesmo os aprovados ainda não puderam adquirir os imóveis. O grupo pede a divulgação dos nomes dos moradores contemplados no programa.
Um representante da Secretaria de Reconstrução foi até o local conversar com os manifestantes. Como ele não portava a lista esperada pelos manifestantes, o grupo decidiu bloquear a pista no sentido interior/Capital.
Aos moradores o assessor da diretoria de habitação da Secretaria Extraordinária, Guilherme Genro, informou que o governo precisou fazer alterações no Dataprev, porém, uma lista com os provados, será divulgado somente na semana que vem.
A PRF acompanha a manifestação. Conforme os moradores, diante do impasse, grupos estão mobilizados em outras partes da cidade e ameaçam fechar a rodovia, também, em Eldorado do Sul e nas imediações da Arena.