Vigilância Ambiental realiza ação para captura de escorpião amarelo na Praça da Alfândega

Ação ocorre a dois dias do início da Feira do Livro de Porto Alegre

Livreiros começam a organizar suas bancas para a 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre./ O evento ocorrerá de 1º a 20 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. | Foto: Alex Rocha/PMPA

Agentes da Vigilância Ambiental realizam nesta quarta-feira, 30, a partir de 19h30, vistoria em caixas de telefonia e rede elétrica no entorno da Praça da Alfândega, no Centro Histórico, para captura de escorpião amarelo. Esta é a primeira ação preventiva da Vigilância em Saúde no local. O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá o acompanhamento de profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para abertura das caixas.

O Centro Histórico é o bairro com mais capturas de escorpiões amarelos em Porto Alegre. Neste ano, foram nove ações na região, com 224 capturas ou visualização de escorpiões. Na cidade toda, foram 313. Entre maio e julho não ocorreram capturas devido à enchente. Em 2023, até final de outubro, foram capturados ou visualizados 481 escorpiões amarelos na Capital.

Acidentes com escorpião amarelo são graves. O veneno do animal é injetado na vítima pela picada. Em caso de acidente, a recomendação da SMS é levar a vítima o mais rápido possível para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). O HPS é o único serviço de saúde que tem o veneno antiescorpiônico em Porto Alegre.