A companha aérea Voepass deixou de operar no Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul. A decisão estratégica da empresa reflete o cenário após a queda do ATR 72-500, no dia 9 de agosto, quando a aeronave caiu sobre a cidade de Vinhedo no estado de São Paulo e vitimou 62 passageiros. Desde então, a empresa havia reprogramado a malha viária e suspendido as operações para diversos destinos. Nesta segunda-feira, houve a confirmação da suspensão definitiva da ponte aérea no município.
Os voos da Voepass eram realizados em conjunto com a empresa Latam, inclusive com a compra de passagens no site da companhia. Atualmente, a Latam comercializa passagens entre Caxias do Sul e São Paulo, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A companhia dispõe de aeronaves Airbus A320, cuja capacidade pode chegar a 165 passageiros, enquanto o turbo hélice da Voepass só chegava aos 78 passageiros.
A Administração, responsável pela operação do terminal caxiense, conversou com a Voepass, a qual informou sobre a decisão estratégica. Conforme a empresa, a decisão foi tomada em comum acordo entre a Latam e a Voepass. Os clientes que já haviam adquirido passagens através da Voepass seriam reacomodados em operações da Latam, saindo de Caxias do Sul com destino a Guarulhos. Também informou que a empresa manterá funcionários em Caxias do Sul, para atendimento a outras bases da empresa, sem especificar quais bases.
O último voo da Voepass em Caxias do Sul ocorreu no último sábado.