Comemorado neste ano no dia 29 de novembro, a Black Friday 2024 deverá ter um gasto médio de compra neste ano de R$ 1.361,00, frente ao gasto médio de 2023 que foi de R$ 1.237,00. Já o desconto médio esperado pelos clientes é de 30%. Os dados são resultado de levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegresobre a intenção de compras para a data.
Conforme a pesquisa, 71,5% dos respondentes tem o hábito de fazer compras na Black Friday, mas para este ano, 53,8% deles citaram que vão seguir este plano. Dentre esses que vão fazer compras na Black Friday (53,8%), a justificativa mais citada é a questão do desconto e promoção, melhores nesta época que em outros períodos do ano (58%), seguido por menor preço (50%).
A possibilidade de negociação de preços e descontos (31,8%) e necessidade (13,5%) completam a lista. Quando perguntados sobre quantos produtos pretendem comprar na Black Friday de 2024, a média ficou em 1,9 produtos por pessoa.
MAIS PROCURADOS
Os produtos mais lembrados na preferência dos consumidores foram os eletrodomésticos. Tradicionalmente são itens que lideram este ranking. Em 2024 os dados da pesquisa Eletrodomésticos (28,8%), Eletrônicos (games, tablete, notebook) e eletroportáteis (barbeador elétrico, ferro de passar, mixer) (24,8%), Roupas (17,8%), Calçados (14,0%) e Móveis/Estofados (12,3%), lideram a lisa
Especificamente para a data, os locais preferidos para a compra foram o e-commerce (47,5%), loja de rua (37,3%) e loja de shopping (16,8%). Entre os que preferem comprar pelo e-commerce, os canais mais usados são o site da loja (70,5%), App da loja (40,5%) e Facebook (3,2%)
O consumidor porto-alegrense pretende parcelar suas compras de Black Friday. A opção com maior número de respostas é o uso do cartão de crédito parcelado (54,8%). À vista no débito (17,5%) e à vista no Pix (16,5%) fecham as mais citadas. Pagamento via boleto ficou com apenas 0,5%. A maioria diz que pretende efetuar as compras em 5x, número de parcelas preferido para 20,7% dos entrevistados. Pagar em 10x vem em seguida com 17,8%, assim como o pagamento em 3 parcelas, com o índice de 16,5%.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a aproximação da Black Friday e Natal mexe com os consumidores, além de ser datas bem significativas para o comércio varejista. “Agora que estamos próximos à Black Friday, esperamos um aumento no movimento do comércio, seja de rua, shopping e o pela internet. Esses dados que o levantamento nos traz indicam uma boa data para os lojistas, com bom valor no ticket médio”, afirmou.