Nos dias 1 e 2 de novembro, o Morro da Cruz será o cenário do Festival de Reimaginação Morros do Futuro, uma iniciativa inovadora da Formô Hub em colaboração com o Pacto Alegre, diversas organizações e líderes locais. O evento tem como objetivo integrar a periferia ao centro da cidade, cultivando novas narrativas e promovendo o protagonismo comunitário por meio de uma experiência imersiva de cocriação.
Com foco na inteligência coletiva e no potencial transformador das periferias, o festival abordará quatro eixos temáticos: Saúde, Meio Ambiente, Educação e Empreendedorismo. Esses temas orientarão painéis de discussão, oficinas práticas e experiências que visam fomentar o desenvolvimento local e gerar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas comunidades.
Durante o evento, será medido o Índice de Felicidade e Visão de Futuros, que servirá como base para a co-criação com os participantes e a inspiração de novas iniciativas. Além disso, o Hackathon Morros do Futuro buscará soluções concretas para os desafios identificados em pesquisas qualitativas e quantitativas. Uma obra coletiva será construída durante o festival, simbolizando o impacto duradouro dessa jornada e celebrando o protagonismo da comunidade local.
REDE DE CONTATOS
“O Morros do Futuro é uma celebração da criatividade e da força da comunidade para transformar realidades. Queremos reimaginar os futuros possíveis, criando laços entre o morro e o centro, com protagonismo e inteligência coletiva. A transformação está ao nosso lado”, afirma Michel Couto, um dos organizadores do evento.
O festival será uma oportunidade para fortalecer redes de contato, aumentar a visibilidade de pequenos empreendedores locais e promover novas conexões entre os moradores da periferia e representantes de outras regiões de Porto Alegre. O Festival de Reimaginação Morros do Futuro vai além da reflexão: é um chamado à ação, convidando toda a cidade a compartilhar conhecimento e construir um futuro mais inclusivo.