Destaque na vitória do Grêmio sobre o Atlético-GO, Soteldo está emprestado pelo Santos até o final deste ano. O Tricolor tem a opção de compra por 5 milhões de dólares (R$ 28,5 milhões, na cotação atual), mas a situação está indefinida devido ao alto investimento. Em entrevista coletiva, Renato Portaluppi defendeu a permanência do venezuelano para a próxima temporada.
“Posso opinar, mas foge da minha decisão. Aí é presidente, vice-presidente, executivo, tem que ver a parte financeira do clube. Aí você me pergunta por que eu gosto dele? Por que que eu gostaria de contar com ele? Porque ele joga pra caramba. Eles joga pra caramba. Ele é abusado mesmo. Eu gosto que seja abusado. Eu gosto do estilo de jogador. Do um pra um, que vai pra dentro. Não porque ele fez o gol, diga-se de passagem um golaço. Mas é um cara que cria muitas oportunidades. Um cara desse você não pode abrir mão. Só se o clube não tiver dinheiro”, avaliou o treinador.
Grêmio e Santos já iniciaram conversas para debater o assunto. Em um primeiro momento, o Peixe pediu a inclusão do zagueiro Gustavo Martins, porém o Tricolor, prontamente, recusou essa possibilidade. Dessa forma, as negociações seguem e só devem ter um desfecho após o término do Brasileirão, em dezembro.