Gás Para Todos vai estimular demanda por GLP em 2025, projeta estudo

Demanda por biodiesel também deve crescer 10% no próximo ano

Crédito: Agência Gov,Br

O programa Gás Para Todos (PL 3.335/24) deve aumentar a demanda por gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil em 2025. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em conjunto com o Ministério da Fazenda, visa garantir acesso a tecnologias limpas de cozimento para mais de 20 milhões de famílias.

As projeções foram divulgadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em boletim bimestral sobre combustíveis. Segundo o documento, o consumo do gás de cozinha pode chegar a 7,7 milhões de toneladas no próximo ano, com um crescimento de 1% em relação a 2024.

“O combate à pobreza energética é uma das grandes bandeiras do governo Lula, e o Gás Para Todos chega para combater uma vertente muito perversa dessa pobreza, que atinge principalmente crianças e mulheres. Estamos garantindo segurança alimentar e qualidade de vida para milhões de brasileiros e brasileiras, e vamos continuar avançando nas pautas que representem o bem-estar social do nosso povo”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Além do crescimento do GLP, o boletim indica que a demanda por biodiesel deve aumentar 10% em 2025, alcançando 10,1 bilhões de litros. Esse aumento será impulsionado pela elevação da mistura do biocombustível ao diesel mineral, que passará de 14% para 15% a partir de março do próximo ano, conforme aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

O documento “Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo” é uma publicação bimestral da EPE que apresenta projeções de vendas mensais dos principais derivados de petróleo e biocombustíveis pelas distribuidoras no Brasil. O estudo reúne informações e oferece suporte à tomada de decisões dos agentes do setor de energia.

.
(*) Com Agência Gov.Br