Comemoração marca retorno de colaboradores à Casa do Comércio Gaúcho, seis meses após enchente

Sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, reabriu as portas nesta segunda-feira, com grande parte de sua estrutura recuperada

Após quase seis meses das enchentes, a Casa do Comércio Gaúcho volta ao seu pleno funcionamento hoje. A estrutura elétrica e de automação da sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, localizada no bairro Anchieta, foi seriamente afetada pela tragédia natural | Foto: Camila Cunha

Um dos edifícios mais sustentáveis de Porto Alegre voltou a receber colaboradores nesta segunda-feira, seis meses depois da enchente catastrófica de maio. A Casa do Comércio Gaúcho, sede da Fecomércio-RS, reabriu as portas com muita festa e celebração para as mais de cinco mil pessoas que circulam ou acessam o local. Inaugurado em fevereiro de 2022, o edifício, assim como seu entorno, no bairro Anchieta, sofreram duramente os impactos da inundação, com mais de 1,80 metro de água durante semanas. Com efeito, quem trabalha no local precisou se adaptar ao home office, ou foi direcionado para outras unidades.

Embora nem todas as áreas do complexo estejam ainda funcionais, com reformas em andamento, a avaliação é a de que há plenas condições para o retorno. “Isto nos dá um alento muito grande, mas ainda temos bastante trabalho a ser feito. Se pensarmos que todas as instalações de climatização, bombeamento e boa parte da automação do prédio fica neste nível, é, para nós, motivo de muita alegria ver a casa novamente com movimento”, salientou o coordenador de manutenção do Sesc/Senac/Fecomércio-RS, Laerte de Malta Viegas.

O profissional liderou uma equipe de cerca de 40 funcionários próprios, mais cerca de cem terceirizados, que pôs em prática um plano para a retomada do lugar, ainda com adaptações em curso. Por exemplo, a academia, a cafeteria e a biblioteca no térreo de um prédio anexo ainda não foram reabertas, porém o deverão ser em breve. Ainda segundo Viegas, outro desafio foi obter materiais de construção adequados, diante da necessidade de outros locais logo após as inundações.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destacou as melhorias na estrutura depois das cheias. “Este ano, enfrentamos desafios, vimos a destruição de parte de nosso Estado, mas nunca deixamos de acreditar na recuperação. Nesse período, a Fecomércio-RS seguiu e segue atuando, de forma ainda mais intensa, pela reconstrução do nosso Rio Grande. E voltar para casa nos traz uma enorme alegria e uma sensação de que, aos poucos, estamos nos reerguendo e logo voltaremos a trilhar o caminho da prosperidade”, disse ele.