As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizaram uma operação especial para limpar as ruas de Porto Alegre após o segundo turno das eleições.
Aproximadamente sete toneladas de material eleitoral foram recolhidas na ação, que mobilizou 354 trabalhadores, incluindo garis, motoristas e operadores, e 23 caminhões. A operação iniciou às 17h e se estendeu até as 23h do domingo.
Todo o material coletado foi levado à Estação de Transbordo, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, onde passou por pesagem e posteriormente seguiu para o aterro sanitário de Minas do Leão. Durante o dia, equipes de plantão cuidaram da limpeza das áreas próximas aos locais de votação.
A Secretaria Municipal de Segurança, por meio de sua Diretoria Geral de Fiscalização, acompanhou a operação sem registrar nenhuma ocorrência. O Serviço de Fiscalização não recebeu denúncias de descarte irregular de resíduos de campanha, conforme estabelece o Código Municipal de Limpeza Urbana (Lei 728/14).
No primeiro turno das eleições, o DMLU havia recolhido cerca de 18 toneladas de material eleitoral. Segundo o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a redução no volume se deve à menor quantidade de materiais utilizados.
“Grande parte do material de campanha era composto por bandeirolas. Agora, com uma quantidade ainda menor de impressos e a própria dinâmica do segundo turno, esse quantitativo foi significativamente reduzido”, afirmou.
No primeiro turno, dois autos de infração por descarte irregular de resíduos de campanha foram emitidos pelos agentes de fiscalização.