Às 19h05min deste domingo, 27, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes, concedeu sua última entrevista coletiva de avaliação do segundo turno das eleições no Estado. Em breve pronunciamento, o desembargador concentrou-se no tema da abstenção, o principal destaque das três manifestações que realizou ao longo do dia no auditório da corte, no Centro Histórico de Porto Alegre.
“A abstenção bem menor do que se projetava”, afirmou Moraes, depois de comparar os índices de não comparecimento às urnas nas cinco cidades gaúchas que definiram os futuros mandatários neste domingo.
Nos cinco municípios, os índices de ausência cresceram no segundo turno. De acordo com Moraes, em Porto Alegre, a abstenção ficou em 34,82% no segundo turno, contra 31,51% na etapa anterior do pleito. Em Canoas, 35,7% dos eleitores deixaram de ir às urnas, contra 31,83% no dia 6 de outubro. Em Caxias do Sul, a abstenção atingiu 28,64% agora contra 25,13% no primeiro turno. Em Pelotas, faltando ainda fechar 16 urnas, conforme salientou o presidente do TRE-RS, 26,07% dos eleitores não votaram neste domingo, contra 24,33% anteriormente. Finalmente, em Santa Maria, a abstenção chegou a 29,8% contra os 27,54% do primeiro turno.
O desembargador referiu-se novamente à importância de investigar e explicar o fenômeno. De acordo com Moraes, o TRE-RS realizará um seminário de três dias sobre a questão em março de 2025.