O Sindicatos do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas/RS) finalizou a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Patinho Feio, no bairro São Geraldo em Porto Alegre. A estrutura e os móveis foram atingidos pela enchente de maio.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre – um dos sete Sindicatos que patrocinaram esta iniciativa do Sindiatacadistas – Carlos Cezar Schneider, a decisão de apoiar a reconstrução de escolas afetadas pela enchente em Porto Alegre ocorreu em uma assembleia onde os sindicatos optaram por investir em educação, priorizando creches para auxiliar as famílias das regiões mais afetadas pelas águas, como o quarto distrito e Sarandi.
“O investimento incluiu a reforma da EMEI JP Patinho Feio, com um orçamento de R$ 460 mil, e a Meu Amiguinho, no bairro Floresta, com investimento de R$ 360 mil”, revelou.
O secretário municipal de educação, Mauricio Cunha, destacou a importância desta parceria, que em 40 dias concluiu a reforma, e de outras que também estão ajudando na reconstrução de unidades de educação infantil. Cunha sublinhou que essas parcerias têm potencial para crescer, visto que muitos parceiros já sinalizaram interesse em dar continuidade ao apoio, beneficiando a infraestrutura educacional de Porto Alegre. Ele finalizou ressaltando que, apesar da enchente ter sido uma grande catástrofe, ela fortaleceu o laço entre o setor público e a iniciativa privada.
A diretora da EMEI JP Patinho Feio, Viviane Michaloski contou que ficou emocionada quando soube que a escola seria reformada pelo Sindiatacadistas/RS. “Só sobraram as paredes, depois da enchente”, contou.
Viviane também observou que originalmente com 88 vagas, a escola atualmente atende 30 crianças. Desde agosto, o atendimento estava sendo realizado no Instituto São Francisco Santa Família, no mesmo bairro. Com o retorno definitivo à escola, há agora 58 vagas abertas para o próximo ano.