O último dia de propaganda eleitoral gratuita começou, em Porto Alegre, com o candidato Sebastião Melo, do MDB. Em cinco minutos, pouco apareceu, dando espaço para eleitores e apoiadores, além dos jingles que estão fazendo sucesso na campanha do emedebista. Maria do Rosário, candidata do PT, por sua vez, teve mais aparições, junto da vice Tamyres Filgueira (PSol), e focou em recados de políticos e personalidades que a apoiam.
“Precisamos tocar os projetos que estão em andamento. Para que isso aconteça, você precisa ir votar nesse domingo”, iniciou Melo, convocando o seu eleitorado. Logo após, uma rodada de apoios foi aparecendo com a frase “estamos juntos com o ‘chinelão’”, expressão que surgiu como insulto dos adversários, mas foi bastante utilizada nas propagandas do atual prefeito.
“Estou com Melo porque…” era o início da fala de cidadãos que apresentavam melhorias realizadas na Capital no atual mandato do prefeito, explorando a participação popular.
Sobrou tempo, também, para alfinetadas em Rosário. “A adversária apresentou pouca proposta para melhorar a cidade, mas o que não faltou foi ataque” e “a campanha da adversária foi um show de desunião e destruição” foram trechos proferidos.
Um novo jingle foi apresentado, aproveitando novamente o termo ‘chinelão’. “Eu quero, de novo, o chinelão do povo” passava na tela enquanto uma imagem com a cabeça da candidata petista pulava entre as letras da música.
Nos cinco minutos de Rosário, o recado foi para propagar a “mudança” e a “esperança”, palavras utilizadas algumas vezes. “Nada é impossível com você. Nós podemos mudar”, começou a petista.
As imagens que passavam na tela variavam entre convites de Maria do Rosário e Tamyres aos eleitores da chapa e registros de caminhadas durante a campanha. Assim como na propaganda de Melo, a participação popular esteve presente com cidadãos apoiando a candidata.
Antes de tocar a música “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, diversos políticos e personalidades, gaúchas ou não, apareceram enviando recados positivos para a petista, incluindo Gil. O presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin, o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, Caetano Veloso, Chico Buarque e os atores Paulo Betti e Júlia Lemmertz foram alguns deles.
“Vamos juntos com Lula, Olívio (Dutra), Tamyres e Juliana Brizola”, disse Rosário. Ela complementou clamando: “vamos fazer história, Porto Alegre”.
*Sob supervisão de Mauren Xavier