As eleitoras e os eleitores das cidades em que haverá segundo turno devem baixar ou atualizar o aplicativo e-Título até sábado (26). No domingo (27), o download do aplicativo estará indisponível.
Por meio do app, é possível consultar o local de votação e o número da seção, além de justificar o voto, caso esteja fora do seu local de votação. Vale lembrar que o e-Título é válido como documento para votar caso a eleitora ou o eleitor já tenha a biometria cadastrada.
Veja o passo a passo para baixar o e-Título
Como justificar o voto pelo app? Na página inicial do app, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral deve acessar “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência” para fazer o pedido.
No dia da eleição, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência. O histórico de justificativas anteriores pode ser acessado diretamente no aplicativo, que registra os pleitos nos quais a eleitora ou o eleitor esteve ausente.
Caso a eleitora ou o eleitor não faça a justificativa no dia da eleição, terá até o dia 5 de dezembro para justificar o voto do primeiro turno de forma on-line e até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência no segundo turno.
A justificativa pode ser feita pelo Sistema Justifica ou pelo app e-Título, ou de forma presencial, nos Cartórios Eleitorais. Em todas as opções, é necessário enviar a documentação que comprove o motivo da ausência.