Os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul ainda estão sendo digeridos pelas empresas de seguro com negócios no estado, especialmente no segmento da atividade econômica impactada. A avaliação é do vice-presidente corporativo da Icatu Seguros, César Saut, durante Almoço do Mercado Segurado do Sindicato das Empresas de Seguros do Rio Grande do Sul (Sindsegrs) realizado nesta terça-feira, 22, na Federasul.
Para o dirigente, o debate está no que será necessário para que a economia gaúcha reaquecer nos mesmos níveis anteriores às enchentes. “Eu posso garantir que uma das companhias que atuam no estado teve um impacto, num primeiro momento, de quase R$ 100 milhões. Entretanto, a atividade econômica tem se estruturado no último trimestre”, comenta Saut.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O encontro teve como tema: “Como a Inteligência Artificial está Revolucionando o Mercado Segurador” com a presença de César Saut, e de Humberto Sardenberg, líder em Experiência Digital da Icatu Seguros, para quem a transição e tecnológica da entrada da Inteligência Artificial como um instrumento que vai auxiliar a atividade de seguros.
Sardenberg chamou a atenção para o fato da tecnologia reduzir os custos e aumentar a eficiência. “Entretanto, é fundamentar entender como ela vai permitir a comunicação com gerações mais jovens e para expandir o mercado”, diz o executivo. Segundo ele, será necessário uma adaptação importante do corretor ao identificar que a atividade não estará apenas no formato atual, mas utilizando a tecnologia com um assistente virtual para serviços que ele teria que antes ou pedir para alguém executar.
“Instrumentalizar o trabalho do corretor é um benefício para o indivíduo se a IA for capaz de lhe dar condições da fazer mais relacionamentos, ou seja, lhe proporcionar um cuidado maior com aquilo que cabe ao ser humano, que é a troca com outras pessoas”, considera”, diz Saut.
Conforme o presidente do Sindsegrs, Guilherme Bini, reunir os profissionais do mercado é sempre estimulante e rico. “O almoço permitiu mais reflexões e conhecimentos, uma vez que o tema da Inteligência Artificial está promovendo uma revolução na sociedade e ganhando espaço no imaginário popular”, observa Bini.