Faltam menos de duas semanas para o maior evento de inovação pública da América Latina, a Semana de Inovação 2024, que chega este ano a sua 10ª edição. Realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o evento, totalmente gratuito, ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na sede da Enap, em Brasília (DF), com atividades presenciais e on-line. As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadeinovacao.enap.gov.br ou pelo aplicativo oficial do evento (basta baixar pela loja de apps do seu aparelho de celular IOS ou Android).
O tema escolhido para este ano é Novas Formas de Cuidar. A expectativa é de que 20 mil pessoas se inscrevam para participar das mais de 400 atividades distribuídas em cerca de 600 horas de programação. Este ano, teremos vários ambientes para acompanhar o conteúdo. No Palco Brasil Que Cuida (auditório) e nas salas Nexus, Inovatio e Adventus, acontecerão as principais palestras da Semana.
Mais de 30 espaços espalhados pela Escola acomodarão interessados em participar de iniciativas especiais, dentre elas 138 atividades presenciais selecionadas via Chamada Pública. Há ainda mais de 80 atividades disponíveis para os que irão acompanhar o evento virtualmente. Haverá oficinas, mesas redondas, primeiros passos (palestras de conhecimentos mais introdutórios), premiações, encontros de laboratórios e holofotes (com pitchs inspiradores de 15 minutos).
PROJETOS
Além disso, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, a Superintendência Regional da Polícia Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó têm cinco projetos finalistas no 28º Concurso Inovação no Setor Público, cuja premiação ocorrerá no último dia da Semana de Inovação, 31 de outubro, no Palco Brasil Que Cuida, a partir das 14h.
Promovido pela Enap, o concurso tem o objetivo de incentivar a inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo das esferas federal, estadual, municipal e distrital. Ao todo serão premiadas quatro iniciativas em cada categoria: 1º, 2º e 3º lugares, selecionadas pelo Comitê Julgador, após a etapa de avaliação final; e Escolha do Público (selecionada por votação pública que está ocorrendo até dia 20 no site do concurso).
A programação será repleta de palestrantes renomados e líderes inovadores de diversos setores e países, além de painéis de discussão com especialistas que vão falar sobre as tendências e os desafios da inovação no setor público.