Pista do Salgado Filho reabre após 170 dias

Avião da FAB com ministros aterrissou pouco antes das 10h desta sexta

Aeronave da FAB pousou no aeroporto Salgado Filho | Foto: Camila Cunha/CP

Pousou na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9h48min desta sexta-feira, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e suas comitivas. É o primeiro avião a tocar o solo do local em mais de cinco meses.

Em seguida, eles realizarão uma inspeção na pista, e, na sequência, haverá uma cerimônia, onde estarão presentes o vice-governador, Gabriel Souza, parlamentares, prefeitos e demais autoridades.

A chegada do voo com ministros nesta sexta-feira significa a conclusão da “fase 2” no processo de retomada do Salgado Filho. Segundo a Fraport, as operações no terminal serão retomadas de maneira parcial, com pousos e decolagens, a partir da próxima segunda-feira. Neste dia, começam a ocorrer voos comerciais. Há confirmação da retomada de voos para seis terminais do Brasil.

Entre os trabalhos realizados nesta segunda etapa, estão limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400 metros da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways D, M4, F e TL.

Também foram recuperados os sistemas de bagagem da área internacional e da área de restituição de bagagem doméstica. A reforma ainda incluiu escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.

Segundo a Fraport, mais de 1,2 mil pessoas trabalharam a recuperação do aeródromo, num cronograma que ocupava as 24 horas do dia para acelerar a conclusão. “Atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal”, salientou.