Cidades debaixo d’água, pontes destruídas, plantações perdidas. Os desastres frutos das mudanças climáticas já fizeram o Brasil perder R$ 485 bilhões em 11 anos, segundo o Governo Federal. No meio disso, o mundo todo passou ainda por uma pandemia. Porém, são eventos catastróficos como esses que impactam diretamente a vida das pessoas e apontam para a necessidade de um olhar mais humano de todos. E as organizações são parte desse contexto.
O momento crítico atual nos mostra que é preciso ter habilidades pessoais e profissionais que vão além da inteligência racional e que não constam nas formações acadêmicas: empatia, acolhimento, sensibilidade e o olhar humanizado. Para debater este tema, a Sonata Brasil e a filial regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul promovem o evento CHAMA – Um Chamado Para a Liderança Consciente, no dia 7 de novembro, no Teatro da OSPA, em Porto Alegre.
“Nosso grande objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, acolhimento e fortalecimento das lideranças gaúchas para a jornada heroica que todos estão empreendendo após as enchentes que o Estado enfrentou neste ano. Estamos todos construindo novos modelos de gestão diante do que vivemos e apoiar emocionalmente as lideranças é fundamental para a reconstrução do estado do RS”, afirma Soraia Schutel, cofundadora da Sonata Brasil.
MODELO DE GESTÃO
O principal objetivo do evento é discutir o papel das lideranças conscientes no renascimento pós-crise. O período exige a construção de novos modelos de gestão, que integram abordagens para guiar pessoas e organizações em uma era de mudanças climáticas cada vez mais intensas. No palco, haverão dois importantes nomes que fazem parte desse movimento: Nilima Bhat e Bernardo Toro, líderes internacionais e de grande propriedade quando o assunto é liderança consciente.
“Este é um evento pioneiro que pretende criar reflexões profundas sobre a liderança consciente, destacando a importância de se adaptar à era da complexidade. Se queremos construir um novo mundo precisamos construir uma nova forma de desenvolver nossas lideranças”, afirma Eliane Davila, colíder da filial regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul.
Nilima, autora do best seller “Liderança Shakti”, irá debater sobre como os problemas e as crises devem ser ressignificados, mostrando que a conscientização integrada à gestão tem o poder de causar uma verdadeira transformação aos desafios da sociedade. Já Toro trará a perspectiva da ética do cuidado e a necessidade de criar um novo paradigma de liderança, centrado na construção de comunidades mais resilientes e conscientes.
LIDERANÇA
O evento acontece em um dos principais palcos da cultura do Rio Grande do Sul – e esta escolha não aconteceu por acaso. “A arte é fundamental na educação de lideranças, em especial no desenvolvimento das inteligências emocional e espiritual”, reforça Soraia.
Além das palestras, o evento também contará com apresentações artísticas e culturais, como a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, Luiza Barbosa, finalista do The Voice Kids 2019 e Triopacito.
Os ingressos poderão ser adquiridos pelo site da iniciativa. O evento CHAMA tem patrocínio de Sonata Brasil, Instituto Mari Johannpeter, Sicredi Pioneira, Inspire Global Group, Arquipélago, ACI Encantado e ACI Horizontina.