O Dia das Crianças de 2024 foi marcado pelo alto índice de manutenção do volume de vendas neste ano em relação ao ano passado. Conforme pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, 42% dos lojistas as vendas se mantiveram, 17% afirmaram que venderam mais, e os demais venderam menos. Este movimento gerou num ticket médio no valor de R$ 181,00.
Segundo os lojistas, as justificativas apontadas para a diminuição das vendas nas lojas são distintas. Enchentes, ano de eleição, falta de dinheiro e muita venda na internet estão entre as causas. Sobre vendas, os produtos mais procurados por segmento, foram bonecas, tênis perfumes, fone de ouvido, e camisetas. Os que venderam apenas na loja física correspondem a 54%. Já por outro lado, pouco menos da metade dos lojistas (46%) ouvidos pela pesquisa afirmou ter vendido tanto na loja física quanto online.
Para os que venderam online, o WhatsApp foi o meio mais utilizado, com 67,4% das vendas feitas pelo aplicativo. O site da loja foi o segundo canal que mais vendeu, com 28,3%, e o Instagram surgiu na sequência, com 4,3%. Quanto ao formato de pagamento mais utilizado nas compras online, o PIX ficou em primeiro lugar, com 52,2%, seguido do link de pagamento, com 41,3%, e do cartão de crédito 19,6% (respostas múltiplas).
Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, os resultados não tão animadores podem ser reflexos de uma análise mais criteriosa por parte dos consumidores. “A pretensão de comprar mais itens e de maiores valores foi alterada de última hora. A gente torce e trabalha para um retorno gradual de uma maior busca por produtos, mas o cenário permanece desafiador”, afirmou.