A Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deu mais detalhes da operação de retomada dos voos no terminal da Capital. Apesar da reinauguração oficial ocorrer na sexta-feira, com visita de comitiva de ministros, os voos comerciais retornam apenas na segunda-feira. Ao longo do final de semana e até a madrugada de segunda, as operações seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas.
Inicialmente, a partir do dia 21 de outubro, o Salgado Filho terá conexões aéreas apenas com aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Campinas (Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília (JK). A partir do dia 27 de outubro, será retomada a conexão com Belo Horizonte (Confins). O primeiro avião comercial a voltar a tocar a pista do principal aeroporto gaúcho chegará por volta as 8h de segunda, vindo de Viracopos em voo da Azul Linhas Aéreas.
Em novembro haverá uma nova ampliação das rotas disponíveis no terminal aeroportuário gaúcho, com conexões para Curitiba (Pinhais) e para o interior do RS, com os aeroportos de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo. A retomada dos voos internacionais depende da finalização das reformas na pista e na estrutura do Salgado Filho. A previsão é que, a partir da segunda quinzena de dezembro, a primeira conexão para fora do Brasil a ser retomada será a com a Cidade do Panamá, a partir da Copa Airlines. Em 2025, serão retomados os voos para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Lima (Peru).
Segundo a Fraport Brasil, antes da enchente de maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho tinha uma média de 140 voos diários, entre pousos e decolagens. Com a retomada no dia 21, com a pista reduzida, a capacidade do terminal será de até 128 voos diários.