Construsul inicia num cenário de mercado aquecido

Feira projeta receber 30 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 1 bilhão em negócios

Crédito: Guilherme Gargioni/Divulgação

O primeiro dia da 25ª Construsul – Feira Internacional da Construção, que segue até esta sexta-feira (18), das 13 às 21 horas, foi marcado por grande movimentação de visitantes, lançamentos de expositores e reencontros entre empresas e seus clientes, após a maior tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. O evento acontece no  Centro de Eventos FIERGS.

Conforme Paulo Richter, presidente da Sul Eventos Feiras Profissionais, promotora da Construsul, o ano foi de muitos desafios, sendo um deles a entrada de quase dois metros de água na FIERGS. “Além disso, algumas das empresas que expõem aqui foram atingidas. Isso nos preocupou muito, e a Construsul já deu apoio integral a essas empresas que, com certeza, estarão aqui no ano que vem, tornando esse evento ainda mais grandioso”, afirmou, agradecendo as autoridades e entidades pelo apoio recebido.

“Estamos diante de um aquecimento do mercado devido à reconstrução do nosso estado. É o terceiro mês consecutivo que o RS apresenta mais admissões do que desligamentos nesse segmento, contribuindo para a recuperação econômica do setor”, avaliou. “Desejo aos visitantes que conheçam boas novidades aqui na feira e que nossos expositores façam bons negócios”, finalizou Richter.

EXPOSITORES

Neste ano, a Construsul reúne 300 expositores e 41 entidades apoiadoras em uma área de 20 mil m². A projeção é de receber 30 mil visitantes e movimentar R$ 1 bilhão em negócios nos quatro dias de evento. Entre os expositores, as expectativas são as melhores possíveis. Além de retomarem o contato próximo com antigos consumidores e terem a oportunidade de fechar novas parcerias, as empresas esperam ganhar visibilidade no mercado e alavancar negócios não apenas durante a feira, mas também ao longo do ano.

Um dos expositores que projeta bons resultados é a Resicolor Tintas, fabricante de resinas, tintas e vernizes que marca presença na Construsul há mais de 20 edições. Este ano, a marca apresenta dois produtos em novas versões, sendo um deles o Vedasim Parede, com ação 12 em 1 que previne infiltração e microfissuras e pode, também, ser utilizado como acabamento final. Outra novidade é a Tinta Emborrachada Ouro, que além de prometer dez anos de durabilidade, garante melhorias no desempenho e na cobertura, graças à composição elástica que permite que o filme de tinta acompanhe a retração e dilatação da superfície, prevenindo o aparecimento de fissuras.

Com um mix de produtos em seu portfólio, a Graddus Acabamentos escolheu destacar, durante a Construsul, suas placas vinílicas flexíveis. Medindo 2,75 metros, são um diferencial no mercado, pois podem cobrir todo o pé direito das construções. Com isso, o objetivo da empresa, segundo a assistente de marketing Joéli Barrios, é conquistar novos compradores. “A Construsul é uma das maiores feiras do setor, então, temos expectativa de conhecer novos lojistas e expandir a marca”, afirma. A Jimo já teve participação em cinco edições da Construsul, e neste ano apostou nos produtos para materiais de construção, como Jimo Cupim, Jimo Protecolor e Jimo Água-Repelente, além da linha de supermercado. Daniel Fayh, gerente comercial da marca, afirma que a participação na feira é um momento de gerar aproximação com clientes. 

EVENTOS PARALELOS

E apesar de a empresa ter projetado 20% de crescimento para este ano, o valor precisou ser reconsiderado, também em razão da Construsul. “Todos sabem que este ano foi atípico, em função das enchentes, mas para nós está sendo muito bom. Reformulamos nossa projeção para 25% de crescimento, porque é possível chegar nesse valor, e a Construsul certamente alavanca isso”, aponta Fayh, anunciado que a Jimo está promovendo uma ação comercial durante o evento. “Praticamente toda nossa linha está com 5% de desconto para pedidos feitos no estande da Jimo na Construsul”, afirma o gerente comercial.

Os eventos paralelos promovidos durante a Construsul também fizeram sucesso já no primeiro dia. A feira oferece seminários, congressos e palestras técnicas com conteúdo para atualizar profissionais do setor e apontar as tendências para os próximos anos. O tradicional Seminário ITCON – Inovação e Tecnologia da Construção reuniu o público que queria saber mais sobre temas como retrofit em centros históricos, segurança nas edificações para veículos modernos, impressão 3D em concreto, construções industrializadas e inovadoras, estruturas de madeira engenheirada e sistema steel panel, por exemplo.