Demandas e apoios ditam campanhas de rua de Melo e Rosário em Porto Alegre

Candidatos do MDB e do PT voltam ao contato próximo aos eleitores e ajustam planos de governo

Foto: Montagem em fotos de Pedro Piegas / CP

A campanha eleitoral voltou às ruas de Porto Alegre neste final de semana. Depois de uma semana de articulações políticas e reorganização de estratégias depois do primeiro turno, o segundo turno começou a ganhar ritmo com Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) realizando visitas em comunidades e caminhadas em pontos de movimentação de pessoas, mas ainda sem grandes mobilizações.

O corpo a corpo da campanha eleitoral não é apenas o momento de sair com adesivos e bandeiras para pedir votos, é também uma oportunidade de ouvir a população que os candidatos pretendem governar. Em todas as agendas em que saem às ruas, os concorrentes à prefeitura são parados pela população e ouvem palavras de apoio, críticas e, principalmente, demandas e sugestões.

“As pessoas elogiam as transformações da cidade e falam que precisa de mais. Eu sou o primeiro a reconhecer que tem muitos desafios pela frente. Tenho pessoas comigo que vão anotando as coisas e, se eu ganhar a eleição, renovam-se os compromissos de fazer mais mudanças. É um misto de críticas, sugestões e carinho”, relatou Melo.

“Pessoas trazem o apoio, mas também pedem uma cidade mais humana, que esteja atenta às crianças, à situação de pessoas em situação de rua, pessoas mais empobrecidas, saúde, meio ambiente”, contou Rosário.

Esse contato muitas vezes se traduz em propostas e projetos ao final da campanha. Melo ouviu pedidos: “O plano de governo vem se aperfeiçoando. Na Vila Ecológica, me pediram autorização para fazer um café com vista para o Guaíba. Em outra agenda, me pediram asfalto para ligar uma vila a outra. Eu vou anotando tudo”.

Demandas da população também foram consideradas por Rosário e devem aparecer no plano de governo da petista: “Neste final de semana, por ouvir pessoas no Sarandi e Vila Farrapos, vou fazer um programa novo, que não tinha previsto inicialmente, que é, na medida em que conserte a rua que foi alagada, já consertar a calçada. Porque as pessoas tinham a calçada. Com o alagamento, perderam a casa, tudo de dentro de casa e também a calçada. É injusto a prefeitura cobrar do morador que ele conserte a calçada, quando a prefeitura deixou alagar”.

Final de semana marcou volta do corpo a corpo

O atual prefeito voltou às ruas na sexta-feira. Realizou uma breve caminhada com apoiadores e muitas bandeiras no Centro Histórico, que terminou em frente ao Paço Municipal. No sábado, o candidato à reeleição visitou comércios da avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Hípica, Zona Sul da Capital. Também circulou por cerca de dez bairros da Zona Norte de cima de um caminhão, durante carreata.

No domingo pela manhã, Melo visitou comunidades do bairro Santa Tereza, depois desceu até a Orla do Guaíba para fazer um “adesivaço” em carros na altura do estádio Beira Rio. À tarde, realizou uma caminhada no Parque Germânia, no bairro Jardim Europa.

“Campanha não tem feriado nem hora pra terminar. Trabalhamos muito no sábado, o dia todo, com uma agenda muito proveitosa. Amanhã (hoje) tenho agendas de prefeito, mas vou casando com a campanha e pretendo, na última semana ou até um pouco antes, me licenciar da prefeitura”, disse o prefeito.

O emedebista foi acompanhado da candidata a vice-prefeita Betina Worm (PL), do vereador mais votado da Capital neste ano, Jessé Sangali (PL), do vice Ricardo Gomes e dos vereadores Cassiá Carpes (Cidadania) e Mônica Leal (PP), que não se elegeram.
Já Rosário realizou mutirões no Morro da Cruz, bairro Santa Tereza, e no Sarandi durante o sábado. Seu domingo iniciou no Rubem Berta, e, durante a maior parte do dia, no Parque da Redenção. A candidata foi para lá no final da manhã, almoçou pelo parque e fez campanha durante a tarde neste que é um tradicional reduto da esquerda da Capital.

“Estive em vários bairros e parques da cidade destacando nossas propostas e a repercussão do primeiro debate. As pessoas estão atentas nas diferenças entre um candidato e outro. Neste momento, recebemos grandes apoios de pessoas que apoiaram a Juliana Brizola (PDT) no primeiro turno. A unidade que estamos formando por Porto Alegre é ainda maior e vai nos levar à vitória”, disse a petista.

Rosário ganhou o reforço do presidente da Conab, o gaúcho Edegar Pretto (PT), nas atividades de domingo, e foi acompanhada também da candidata a vice-prefeita Tamyres Filgueira (PSol), da deputada federal Reginete Bispo (PT), da deputada estadual Laura Sito (PT) e do vereador reeleito Jonas Reis (PT).