O monitoramento do nível do Rio Caí durante as cheias passará a ser feito por novas quatro réguas adquiridas recentemente pela Administração de Montenegro. A primeira régua foi instalada nesta semana pelos técnicos do Serviço Geológico do Brasil, na esquina da rua João Pessoa com Fernando Ferrari, na parede de um prédio comercial, no Centro da cidade Outras três serão posicionadas em pontos estratégicos dos bairros Industrial, Olaria e Ferroviário.
O coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Clóvis Pereira, explica que a medida representa um incremento no Sistema de Alerta Hidrológico, aumentando a segurança da população durante períodos de chuvas intensas que provocam a cheia do Rio Caí. “A comunidade poderá acompanhar de forma visual a elevação do Rio perto dos locais onde mora, o que vai estimular comportamentos preventivos, como sair de casa antes da inundação ocorrer”, destaca.
Pereira observa que as duas réguas disponíveis até agora ficam na orla, no Passo do Manduca e no Cais do Porto. “Como estes locais são os que inundam primeiro, fica difícil o acesso para verificar as medições caso haja problemas com os sensores”, acrescenta. A estrutura que historicamente vem servindo de referência para o acompanhamento das cheias, no Manduca, já foi recuperada, depois de ter sido destruída pelas enchentes de maio.