Agora com tempos iguais, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), que seguem na corrida pela prefeitura de Porto Alegre, estrearam nesta sexta-feira suas peças na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. O horário eleitoral do segundo turno começou neste dia 11, e será veiculada até 25 de outubro, dois dias antes do pleito, marcado para 27 de outubro.
Na TV, Melo seguiu, na peça de estreia, a estratégia adotada na fase anterior da disputa. O programa começou com ele na tela, informando que estava no bairro Sarandi, e agradecendo os 345.420 votos recebidos no domingo passado, número que quase lhe assegurou a vitória no primeiro turno.
O bairro Sarandi, por sua vez, foi um dos mais afetados pelas enchentes de maio, o evento que pautou a eleição e, no início da campanha, havia aumentado a rejeição do prefeito.
A peça também deixou evidente que o MDB pretende fixar a palavra ‘Juntos’ como uma das marcas desta etapa da campanha. Ela foi repetida por Melo e por diferentes participantes do programa. Intercaladas com cenas do candidato falando diretamente com os espectadores, foram mostradas obras da atual administração e anunciadas propostas.
E, como já era esperado, a propaganda emedebista segue investindo forte nos ‘jingles’. O desta sexta faz referência a uma série de bairros da cidade, cujas imagens se sucedem na tela enquanto ele toca. O outro destaque na composição são as expressões ‘o homem do chapéu de palha’ e ‘deixa o Melo trabalhar’, usadas, com sucesso, no primeiro turno.
Maria do Rosário, na TV, destinou o minuto inicial para cenas suas em uma série de situações do primeiro turno, intercaladas com outras em que está com a vice, e, ainda, de imagens de habitantes da Capital olhando para a câmera, a maioria mulheres, de diferentes idades. Tudo ao som da música ‘Anda com Fé’, de Gilberto Gil, cantada pelo próprio. Ao final da canção, o vídeo traz a inscrição ‘De coração, muito obrigada, Gilberto Gil.”
Na sequência, Rosário agradece aos que ‘acreditaram na mudança.’ Ela relaciona a mudança aos votos que recebeu no primeiro turno, mas também cita nominalmente a candidata Juliana Brizola (PDT), que ficou em terceiro. Faz uma referência à expressiva quantidade de eleitores que não votou, e identifica o gesto como um recado não só a atual gestão, mas também a ela e à necessidade de conhecerem suas propostas.
As palavras ‘esperança’, ‘mudança’ e confiança’ foram as que ganharam destaque, e as expressões ‘cuidar das pessoas, proteger a cidade’ e ‘juntos e juntas’. A peça de largada já usou depoimentos do presidente Lula, do ministro Paulo Pimenta, da deputada Fernanda Melchionna, de Olívio Dutra e de Manuela D’Ávila.
Neste ano, no RS, o segundo turno das eleições para as prefeituras está ocorrendo em todas as cinco cidades com possibilidade de que ele aconteça. Além de Porto Alegre, o pleito segue em curso em Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria. No Brasil, ao todo, o comando de 51 prefeituras continua em disputa, sendo 15 capitais. O segundo turno para o Executivo acontece em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos a prefeito não alcançaram a maioria absoluta dos votos, ou seja, 50% mais um dos válidos na primeira votação, realizada em 6 de outubro.
A propaganda no rádio e na TV tem 20 minutos diários, de segunda a sábado, divididos em dois blocos de 10 minutos (5min para cada candidato). Além disso, há 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite. No rádio o horário eleitoral é das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.