Futurecom 2024: empresa já conta com 25% da conectividade São Paulo – Miami

Objetivo é liderar a conectividade digital no Atlântico Sul

Crédito: Divulgação

A TelCables Brasil, operadora LATAM da Angola Cables, multinacional provedora de serviços de rede e soluções digitais, esta na edição 2024 da Futurecom, onde apresenta seus projetos de expansão e seus serviços e soluções digitais, que estão contribuindo para consolidar a companhia como a empresa que mais interliga ASN’s (AS Numbers) na conexão Atlântica.

Segundo Guilherme Vieira, Líder Comercial TelCables Brasil “a Futurecom é um dos mais importantes eventos de tecnologia do Brasil, onde encontramos sempre as novidades. Por isso, é fundamental estarmos nele, apresentando as nossas inovações e tecnologias”. Entre os projetos, estão a ampliação da presença no Centro-Oeste do Brasil, por meio de Pontos de Presença (PoPs) nas cidades de Brasília, Cuiabá e Goiânia, que, juntos, já representam quase 10% do tráfego de dados da região.

“Nosso objetivo é simples: queremos liderar a conectividade digital no Atlântico Sul e potenciar o crescimento dos mercados emergentes”, afirma executivo. “No começo do ano passado, iniciamos importantes projetos, que agora começam a dar frutos, contribuindo para a expansão dos nossos negócios”, completa.

CABO SUBMARINO

A Angola Cables também comprou capacidade no cabo submarino Ellalink, viabilizando uma rota direta de IP Trânsito para Lisboa e Madrid, que, agora, conta com uma redução de latência de até 60%: oferecemos uma solução eficiente excecional e poderosa para ISPs, a qual estudamos e compreendemos que traz grandes benefícios, já que não precisam mais estar na América do Norte para acessar conteúdo europeu, e ainda, possui menor latência, afirma Vieira.

Essas ações fizeram com que a empresa subisse oito posições no último ranking Internet Service Provider (ISP’s) promovido pelo CAIDA – Center for Applied Internet Data Analysis, que classifica as melhores operadoras de telecomunicações mundiais. A Angola Cables se tornou a 23ª maior operadora global de interconexões de internet, sendo a primeira empresa de língua Portuguesa a fazer a ponte digital Brasil-Europa-Africa com mais ASNs interconectados. A companhia já possui mais de 70% do tráfego de internet do continente africano e responde por quase 2% do tráfego mundial de Internet. Já o AngoNAP, Data Center Tier III localizado em Fortaleza, já responde por quase 20% do tráfego de Internet do IX do Ceará, um dos mais importantes do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

“Somos, hoje, uma empresa Global com negócio local em cada subsidiária em África, Europa e América do Norte, a TelCables Brasil by Angola Cables. Com um histórico de inovação e respeito na comunidade online, conseguimos crescer de forma sensacional ano após ano. Contamos com uma equipe de engenharia brasileira, responsável pela distribuição de tráfego significativo que liga o Brasil a uma rede de Data Centers interligados por mais de 33.000 km de cabos submarinos, proporcionando resiliência, qualidade e segurança para operadores e fornecedores de conteúdo locais e globais. O país nos acolhe bem, com cada vez mais protagonistas no centro global de cabos submarinos e infraestrutura de telecomunicações seguindo nosso exemplo e se tornando nossos parceiros.

SOLUÇÕES

Outro ponto que contribui para a melhora de posição no ranking global é a implementação de diversos serviços digitais, que contribuem para baixa latência, velocidade, segurança e otimização dos negócios. “Procuramos oferecer aos mercados, soluções customizadas para nossos clientes, independente do porte e do setor, a qualidade e SLA é nosso parâmetro inviolável para atender as necessidades deles, tendo diferenciais competitivos importantes, como modelos flexíveis e escalonáveis, cobranças em moeda local, dentre outros”, cometa Vieira.

Entre esses serviços de qualidade reconhecida entre pares, destacam-se o IP Trânsito do Brasil para os centros de conteúdos, financeiros, gaming, redes Tier 1 e mercados globais como a Europa. A redução na latência na rota submarina pode chegar até 51% de São Paulo-Lisboa e 60% de Fortaleza – Lisboa.

Além disso, também merece destaque produto Peering Remoto, que oferece uma série de benefícios como presença internacional, eficiência nas opções de roteamento, garantindo baixa latência e conexão direta para +27 Internet Exchange Points mais atrativos no mundo.

O Clouds2Brasil, um case study Mundial na nuvem IaaS, plataforma de computação em nuvem voltada para diversos tipos de negócios, de startups até corporações de grande porte, que buscam serviço de baixo custo, mas com hiperconectividade, flexível, segura, eficiente e com menor latência de São Paulo para o Nordeste e do Nordeste para os Estados Unidos e Europa. O produto é 50% mais barato que outras soluções de Cloud disponíveis, com a vantagem de realizar a operação em Real.

E o Host2Brasil, uma solução para hospedagem e gerenciamentos de websites, de forma segura, automática e, principalmente, local. Com essas características, o produto destaca-se pelo baixo custo e o pagamento em Real, fugindo das oscilações do Dólar. E, também, se destaca pela sua facilidade, pois permite a criação e a manutenção de portais por meio de templates pré-definidos, como Joomla e WordPress,

Outra novidade que estará presente é o Backup2Brasil, solução que tem como objetivo trazer automação e gestão centralizada de backups e recuperação de dado (disaster recovery).