Brasil terá mais de 70 mil novos casos de câncer de mama neste ano, projeta INC

RS é o terceiro Estado com maior incidência da doença

No Rio Grande do Sul, entre as ações alusivas ao Outubro Rosa, o IPE Saúde oferece a isenção total para exames de mamografia - Imagem: divulgação

O Brasil registra, anualmente, 73 mil e 600 novos casos de câncer de mama, conforme o Instituto Nacional do Câncer. O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com o maior incidência no país, com a projeção de mais de 62 mil casos a cada 100 mil mulheres.

Neste Outubro Rosa, mês de conscientização para a doença, a reportagem da Guaíba ouviu a história de duas irmãs que venceram o câncer. A primeira a encarar o diagnóstico foi Camila El Tawil, em 2018, quando tinha 28 anos. Ela lembra como foi receber o resultado dos exames e do quanto procurou se manter otimista ao longo do tratamento. Como medida preventiva, Camila realizou a remoção completa das mamas.

No ano passado, Camila acompanhou a irmã, Patrícia El Tawil, de 38 anos, que enfrentou a mesma doença. Patrícia reforça a importância de contar com o apoio da família. Ela reitera que, apesar do susto ao ser diagnosticada, as mulheres devem realizar o tratamento com otimismo e esperança.

No Rio Grande do Sul, entre as ações alusivas ao Outubro Rosa, o IPE Saúde oferece a isenção total para exames de mamografia. De acordo com a Gerente de Prevenção e Promoção à Saúde, Sâmara Aguiar, para a campanha deste ano, o público elegível é de 268 mil seguradas, com idade entre 40 e 75 anos.

O instituto projeta fechar 2024 com cerca de 87 mil mamografias realizadas. Em 2023, 86 mil mulheres aproveitaram a oportunidade. De acordo com Sâmara, em outubro do ano passado, o aumento no número de exames foi de 45% em relação à média mensal.