Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini, multinacional brasileira presente em 41 países, vai explorar, durante o Futurecom 2024, como a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a produtividade e como sua implementação prática pode ser um divisor de águas para o sucesso. No dia 9 de outubro, às 18h, Stefanini sobe ao palco principal para falar na palestra “Cases reais de aplicação de IA: do hype à prática”.
A 24ª edição do Futurecom 2024 será realizada de 8 a 10 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, e terá como tema o tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”. Antes que a IA se tornasse o hype atual, o Grupo Stefanini decidiu, há 13 anos, investir em Inteligência Artificial, por meio de sua venture Woopi. A empresa se mostra um exemplo para outras companhias que pretendem competir globalmente em áreas essenciais da economia.
“A Inteligência Artificial é o tema do momento. E a IA está aí há muito tempo. Desde o fim de 2022, quando o ChatGPT foi lançado, a IA Generativa colocou a tecnologia no centro das discussões tecnológicas e escalou para a área de negócios. E nós sempre tivemos um olhar visionário, apostando nas vantagens desta tecnologia disruptiva e, muito além disso, investimos nossos esforços para auxiliar nossos clientes na boa usabilidade de IA”, afirma Marco Stefanini.
PIONEIRISMO
Para confirmar o pioneirismo empresarial, recentemente o Grupo Stefanini tornou-se um case da INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo. A partir de um estudo de caso intitulado “Stefanini: Building an Ecosystem Strategy in the AI Era”, o Grupo foi contemplado como uma referência global pelo seu perfil ambidestro. A designação mostra como uma empresa brasileira aproveitou oportunidades de mercado em meio às crises globais para se tornar uma empresa com presença mundial e se reinventar para oferecer aos clientes soluções completas baseadas em Inteligência Artificial (IA).
O Grupo Stefanini também marca presença em outra oportunidade durante o maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina. No dia 8 de outubro, às 15h, no palco Future Cyber, é a vez de Gustavo Pereira, Chief Strategy Officer da Stefanini Cyber, juntar-se a outros debatedores no painel “Gen AI: Identificação de Vulnerabilidade, Guerra dos Bots e Novos Vetores de Ataque”. Equilibrar a relação entre cibersegurança e Inteligência Artificial é um dos novos desafios para os profissionais de segurança e tecnologia. A IA oferece ferramentas poderosas para a proteção de dados, ao mesmo tempo, que oferece diferentes oportunidades de ataques. Os criminosos cibernéticos não perderam tempo e, logo, vários incidentes de segurança ocorreram, fornecendo importantes lições sobre a necessidade de utilizar corretamente as tecnologias de IA e os perigos relacionados ao uso malicioso. Como as empresas estão se protegendo? Completam o time de debatedores, Amanda Pereira, Engenheira da Computação, especialista em Inteligência Artificial e Gestão de Inovação; e Celso Hummel, Sales director da Appdome; com mediação de Eduardo Paranhos, sócio-fundador do escritório EPG Advogados; líder do Grupo de Trabalho de IA da ABES, ABES e EPG Advogados.
Com 37 anos de atividades, a partir de 2017, o Grupo Stefanini consolidou suas aquisições em seis verticais: tecnologia financeira; marketing; cibersegurança; manufatura e supply chain digital; IA e dados & analytics. Hoje, conta com mais de 30 empresas atuando com autonomia nesse ecossistema, subsidiárias em mais de 41 países e com um faturamento de aproximadamente R$ 8 bilhões, sendo 60% das receitas provenientes de operações internacionais.