Câmara de Porto Alegre se renova em mais de 50%

Dos 35 eleitos no pleito deste domingo, 18 vereadores conquistaram uma vaga no Legislativo pela primeira vez

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Em comparação com as últimas eleições municipais, em 2020, a mudança na Câmara de Vereadores de Porto Alegre será significativa a partir de 2025. Dos 35 eleitos neste ano, 18 se elegeram pela primeira vez. Destes 18, quatro, que eram suplentes, já atuavam como vereadores após assumirem vagas dos titulares, que foram eleitos deputados em 2022.

Com a mudança na composição, o número de mulheres eleitas se manteve em 11. Um fato histórico marca este pleito: as eleições de Natasha (PT) e Atena Roveda (PSol), as primeiras vereadoras transexuais da cidade. O número de negros, no entanto, diminuiu de cinco para duas: Karen Santos e Grazi Oliveira, ambas do PSol, a segunda e quinta mais votadas respectivamente. As maiores bancadas eleitas foram as do PT e do PSol, com cinco cada. Na sequência, o PL, com quatro. Emplacaram três cadeiras cada MDB, PSDB, PP e Republicanos. Com duas, o Novo, o Podemos e o PCdoB. PSD, PDT e Cidadania ficaram com uma vaga cada. A federação Cidadania/PSDB tem, portanto quatro vereadores.

Com as novas bancadas, Sebastião Melo (MDB) terá 15 vereadores de partidos coligados. Da base de Maria do Rosário (PT) serão 12. Os dois vão disputar o segundo turno na Capital no dia 27 de outubro.

Jessé Sangalli (PL) foi o vereador mais votado, alcançando a marca de 22.966 votos. Em 2023 ele atingiu 3.814. Segundo o vereador, suas principais bandeiras no novo mandato serão a “liberdade econômica, a redução de impostos, o voto contra os privilégios e a mobilidade”. “Quero continuar votando alinhado, orgulhando e honrando as pessoas que me elegeram”, disse. Para conquistar um aumento considerável de eleitores, Sangalli considera que “ser transparente” foi fundamental: “Mesmo que pareça impopular, estou seguindo uma linha”. Antes de se eleger na Capital, ele exerceu mandato de vereador em Viamão.

Karen Santos, mais votada em 2020, ficou em segundo lugar com 20.207 votos. Na sequência, Comandante Nádia, do PL (18.010), Ramiro Rosário, do Novo (16.450) e Grazi Oliveira (14.321) completam os cinco mais votados.

Vereadores de Porto Alegre eleitos neste ano

Vereadores de Porto Alegre eleitos neste ano | Foto: Montagem / CP