Em Pelotas, seis concorrem para comandar a prefeitura neste ano

Na disputa estão candidatos do PSDB, PT, PL, MDB, PDT e PCO

Pelotas é o quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul. Foto: Michel Corvello / PMP / Divulgação / Arquivo

No sul do RS, Pelotas é a quarta maior cidade em número de votantes e com possibilidade de realização de eleição em dois turnos (325.685 habitantes, sendo 248.631 eleitores). Ao todo, neste ano, seis postulantes tentam chegar ao comando do Executivo.

Fernando Estima (PSDB) é o candidato governista. O PSDB está à frente da prefeitura desde 2013. Está federado com o Cidadania e comanda uma coalizão de centro-direita que abarca também PP, Republicanos, União Brasil, PSB, PSD, Podemos, DC, Avante e Solidariedade. A vice de Estima é Michele Alsina, do União Brasil.

Faz oposição ao candidato do governo local o ex-prefeito Fernando Marroni, do PT. O PT forma federação partidária com PCdoB e PV. E está aliado, para a corrida municipal, com a federação PSol/Rede. A vice da chapa é Daniela Brizolara (PSol).

A oposição à direita tem como candidato Marciano Perondi (PL). A sigla forma em Pelotas uma coalizão com o PRD. A candidata a vice, Adriane Rodrigues, também é do PL.

O MDB, o PDT e o PCO estão na corrida com chapas puras. O MDB apostou no ex-prefeito Irajá Rodrigues. Seu sobrinho-neto Danilo Rodrigues é o vice na chapa. O PDT vem com Reginaldo Bacci e a vice é Graziela Ramalho. Pelo PCO concorre João Bourscheid e Jerônimo Collares de vice. Pelotas tem 257 candidaturas registradas para a Câmara.