Eleições em Pelotas são marcadas por ocorrências em seções

Candidato a prefeito pelo MDB, Irajá Rodrigues, passou por problemas no registro. Presidente de mesa de uma seção apresentou-se alcoolizado para trabalhar

Candidato a prefeito de Pelotas Irajá Rodrigues (MDB), de 88 anos, passou por problemas no registro e não foi autorizado a votar | Foto: Vanessa Mesko / Divulgação / CP

*Rafaela Rey/Estudante PUCRS

Na manhã de eleições deste domingo, em Pelotas, o candidato à prefeitura pelo MDB, Irajá Rodrigues, de 88 anos, não conseguiu votar. Por volta das 9h30min, Irajá dirigiu-se à sessão 7, na prefeitura, com o candidato a vice-prefeito, Danilo Rodrigues, apoiadores e familiares. Porém, não foi autorizado a votar. “Primeiro deu problema no registro e a advogada reverteu, agora cheguei lá e, pelo livro, estava impedido. Telefonei para a advogada e vou ver o que dá de repercussão”, disse o candidato. Irajá avaliou a campanha como tranquila. “Os adversários tiveram muita cortesia comigo nos debates”, declarou.

Houve também um caso de alcoolismo em seção eleitoral. O presidente de mesa de uma seção localizada na E.M.E.F. Piratinino de Almeida, no bairro Areal, apresentou-se alcoolizado para trabalhar. Segundo informações da Brigada Militar, o homem, que não teve o nome divulgado, foi substituído e encaminhado para a Polícia Federal. Na PF, ele assinou um termo circunstanciado, conforme orientação da Justiça Eleitoral.

Ainda no município, houve o registro de uma urna que precisou ser substituída, na escola Ulina Bento Lopes, no bairro Navegantes. Segundo a Justiça eleitoral, o pleito segue tranquilo.

Pelotas tem seis candidatos a prefeito e 257 a vereador registrados para disputar a eleição deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Com supervisão de Tom Szekir